Participantes do GT e Grupos de Pesquisa (informados pelos participantes)
Adriana Varani – UNICAMP - avarani@unicamp.br
http://lattes.cnpq.br/2971233303849752
GRUPO DE PESQUISA: Laboratório de Observação e Estudos Descritivos - LOED
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9637906005504578
VARANI, Adriana. Trabalho coletivo docente como espaço de re-existência. COSTA, Adriana Alves Fernandes; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; PRADO, Guilherme do Val Toledo; EVANGELISTA, Francisco (Orgs.). Narrativas, formação de professores e subjetividades democráticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 199p.
VARANI, ADRIANA; CAMPOS, CRISTINA MARIA ; ROSSIN, ELIZABETH . A formação humana integra a educação integral? O que as práticas pedagógicas têm a nos dizer. Cadernos Cedes (IMPRESSO), v. 39, p. 177-192, 2019.
VARANI, A. BALSAMO, L. Eu só penso em descritor: sentido produzidos para avaliação externa no cotidiano escolar”. IN: Revista Teias v. 16 • n. 43 • 117-134 • (out./dez.2015)
Andréa Rosana Fetzner – UNIRIO - andrearosanafetzner@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/1794350930106112
GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Pesquisa em Avaliação e Curriculo - GEPAC
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2535764527374178
CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de; OSBORNE, Renata; FETZNER, Andréa Rosana; FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de Os Conteúdos do Currículo da Educação Física Escolar. Temas em Educação Física Escolar. v.4, p.1 - 22, 2019.
SANTOS, Marilene; FETZNER, Andréa Rosana PROCAMPO: Field Education Policy. Revista Tempos e Espaços em Educação (ONLINE). , v.12, p.189 - 206, 2019.
FETZNER, Andréa Rosana Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid. Educação e Realidade. v.43, p.513 - 530, 2018.
Carmen Lúcia Vidal Pérez – UFF – clvperez@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/0646181238100482
GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Memória e Cotidiano - GEPEMC - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4067738701770177
Laboratório GRUPALFA - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1127295260277412
PÉREZ, C. L. V.; ALVES, L. P. . linhas erráticas: cartografias de um outro modo de existir na (vida e) na escola. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 14, p. 678-703, 2018.
Carmen Sanches Sampaio – UNIRIO - carmensanches.unirio@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4845657505821253
Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF/UniRio)
SAMPAIO, Carmen Sanches, RIBEIRO, Tiago. Conversa, partilha e formação docente: o fórum de alfabetização, leitura e escrita (FALE).In: Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, 2020.v29.n57.p203-218
SAMPAIO, Carmen Sanches, OLIVEIRA Ana Clara de Souza, LIMA Bianca Tex Romão, PACÍFICO, Rosiele Jossama da Silva. Formação docente no e com o PIBID [ou sobre presença, alteridade, narrativas e experiência]. In: Revista Communitas. 2018, v. 2, n. 3
SAMPAIO, Carmen Sanches, RIBEIRO, Tiago, VENÂNCIO, Ana Paula. Alfabetização, currículo e formação com as crianças: reflexões a partir do cotidiano da escola. In: Conversas sobre formação de professores, práticas e currículos, Teias v. 18 • n. 50 • 2017(jul./set.):
Claudia de Oliveira Fernandes – UNIRIO - clof52.cf@gmail.com; claudia.fernandes@unirio.br
GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo – GEPAC
http://lattes.cnpq.br/0780542248550736
RODRIGUES, Carlos Eduardo Serrina De Lima; FERNANDES, Claudia de O. Governança educacional global e a gênese dos testes das habilidades socioemocionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 28, n. 67, p. 214-235, jan./abr. 2017.
FERNANDES, Claudia de O. Avaliação, currículo e suas implicações Projetos de sociedade em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 397-408, jul./dez.2015. Disponível em http://www.esforce.org.br/
FERNANDES, Claudia de O.; NAZARETH, Henrique Dias Gomes de. Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, p. 893-906, out./dez. 2018. Disponível http://dx.doi.org/10.5902/1984686X32906
Elí Terezinha Henn Fabris – UNISINOS - efabris@unisinos.br - ethfabris@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/2961121430255733
GRUPO DE PESQUISA: Grupo Interinstitucional de pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças – GIPEDI
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1673844229666121
FABRIS, Elí Henn; DAL IGNA, Maria Cláudia (Org.) ; SILVA, R. R. D. (Org.) . Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 1. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2018. v. 1. 200 p (ebook)
BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti. Professores Iniciantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Constituição de uma Docência Engajada. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elí Terezinha Henn Fabris.
NEVES, Antônia Regina Gomes Práticas pedagógicas contemporâneas: uma análise da série Destino: Educação - Escolas Inovadoras. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Orientador: Elí Terezinha Henn Fabris.
Elizeu Clementino de Souza – UNEB – esclementino@uol.com.br
http://lattes.cnpq.br/3968241717391173
GRAFHO - Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0350104225060367
SOUZA, E. C.. Dimensões e desafios da pesquisa (auto)biográfica no atual contexto brasileiro. Rev. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades,, v. 2, p. 188-209, 2020
SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUZA, Hanilton Ribeiro de ; ORRICO, Nanci Rodrigues . -Você é tão inteligente, nem parece que é da roça- Relatos de jovens rurais que estudam em escolas urbanas. Cadernos de Pesquisa (UFMA), v. 26, p. 109-126, 2019.
SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUZA, Hanilton Ribeiro de ; ORRICO, Nanci Rodrigues Juventudes rurais, narrativas e rito de passagem: por uma educação para além dos ditames do mercado de trabalho. Debates em educação, v. 10, p. 64-82, 2018.
Graça Regina Franco da Silva Reis – francodasilvareis@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/8674157963018100
GRUPOS DE PESQUISA: Conversas entre professores: alteridades e singularidades- coordenação
Ecologias do narrar - pesquisadora
Práticas Educativas e Formação de Professores - pesquisadora
Cotidiano escolar e currículo - pesquisadora
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6776150142775484
VERISSIMO, Maria Luiza Sussekind; REIS, Graça Regina Franco da Silva ; PEREIRA, Francisco. Parasita (s), contaminados, invisíveis, abissais. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 37, p. 487-509, 2020.
REIS, Graça Regina Franco da Silva; CAMPOS, M. S. N. . Os materiais narrativos e a reconfiguração dos currículos: desafios e possibilidades. In: Currículo sem fronteiras, v. 19, p. 396,2019.
REIS, Graça Regina Franco da Silva; CAMPOS, M. S. N. . Conversas entre professores: produção de currículos nos processos de formação continuada. Teias (Rio de Janeiro), v. 20, p. 176-190,2019.
Guilherme do Val Toledo Prado – UNICAMP - toledo@unicamp.br
http://lattes.cnpq.br/0440747965664499
GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – GEPEC
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7058595389205765
ARAGÃO, A.M.F.. Ciência e Reflexividade: considerações a partir de um projeto formativo-investigativo. Magis (Editorial Pontificia Universidad Javeriana), v. 5, p. 17-29, 2013;
BRAGANÇA, I. F. S.; ABRAHAO, M. H. M. B. . Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, p. 31-45, 2016;
PRADO, G.V.T.; PROENCA, H. H. D. M. . Práticas de formação profissional na escola: desafios na atuação da coordenadora pedagógica em parceria com os professores. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 22, p. 175-184, 2018.
Jane Adriana Vasconcelos P. Rios - UNEB/PPGEDUC - jhanrios1@yahoo.com.br
GRUPO DE PESQUISA : Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO
http://lates.cnpq.br/3121355215701703
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; SILVA, Fabrício Oliveira; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Formação docente no ensino fundamental: interfaces com a diversidade. Revista da FAEEBA, v. 29, p.109-124, 2020.
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; SILVA, Fabrício Oliveira(Orgs.). Iniciação a docência na Educação Básica: experiências formativas do PIBID. Salvador: EDUNEB, 2019.
RIOS, Jane Adriana V. P. Rios (Org). Diferenças e desigualdades no cotidiano da educação básica. Campinas: Mercado das Letras, 2017.
Mairce da Silva Araujo – UERJ/FFP – mairce@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/1157936975342255
GRUPOS DE PESQUISA: Alfabetização, memória e formação de professores - ALMEFRE / Vozes da Educação: Memória (s), História(s) e Formação de Professores (as)
http://dgp.cnpq.br/dgp
ARAÚJO, M. S.; RODRIGUES, N. C. L. Diálogos interculturais escola/comunidade e suas repercussões no processo de alfabetização das crianças das classes populares. Instrumento - Revista em Estudo e Pesquisa em Educação. v.19, p.1 - 12, 2017. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/19009
ARAÚJO, Mairce da Silva. "Apesar de você, amanhã será outro dia": processos formativos em tempos nebulosos In: Escritas de si. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019, v.1, p. 178-191.
ARAUJO, M. S.; MAGDALLENA, R S M “Pode ir lá no quadro, eu te ajudo, é aquela letra assim...” – para além da cartilha, a alfabetização na sala de aula como forma de mediação de conhecimento In: Alfabetização sem cartilha: gestos, experiências e narrativas.1 ed.Rio de Janeiro: Ayvu, 2019, v.1, p. 219-240.
Maria Luisa Merino de Freitas Xavier – UFRGS- mlxavier@uol.com.br
GRUPO DE PESQUISA - Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento – Gped
http://lattes.cnpq.br/129250301210630