GT14 - Sociologia da Educação

Vertical Tabs

Apresentação

Um pouco de historia do GT-14- Sociologia da Educação nas Reuniões da Anped

37a. Reunião Nacional da Anped 2015
04 a 08 de outubro/2015 (5 dias)
Coordenadora: Débora Mazza (UNICAMP)
Vice-coordenadora: Marcia dos Santos Ferreira (UFMT)
Representantes no Comitê Científico: Antonio Jorge G. Soares (UFRJ), Maria da Graça Jacintho Setton (USP) e Eduardo Quintana (UFF).
Local: Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis - SC

36a Reunião Anual da Anped 201329 de setembro a 02 de outubro de 2013
Coordenadora: Maria da Graça Jacintho Setton (USP)
Vice-coordenadora: Fátima Cristina de Mendonça Alves (PUC-Rio)
Representantes no Comitê Científico: Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio) , Débora Mazza (UNICAMP) e Antonio Jorge G. Soares (UFRJ)
Local: Sala de Reuniões da Reitoria (2o andar)- UFMT- Goiânia - Goiás

35a. Reunião Anual da Anped21 a 24 de Outubro de 2012
Coordenadora: Maria da Graça Jacintho Setton (USP)
Vice-Coordenadora: Fátima Cristina de Mendonça Alves (PUC-Rio)
Representantes no Comitê Científico: Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio) , Débora Mazza (UNICAMP) e Antônio Jorge G. Soares (UFRJ)
Local: Centro de Convenções do Hotel Armação- Porto de Galinhas – PE

34a. Reunião Anual da Anped02 a 05 de outubro de 2011
Coordenadora: Maria da Graça Jacintho Setton (USP)
Vice-Coordenador: Claudio Marques Martins Nogueira (UFMG) 
Representantes no Comitê Científico: Márcio da Costa (UFRJ) e Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio)
Local: Centro de Convenções – Natal - RN

33a. Reunião Anual da Anped 
17 a 20 de Outubro de 2010
Coordenadora: Maria da Graça Jacintho Setton (USP)
Vice-Coordenador: Cláudio Marques Martins Nogueira (UFMG) 
Representante no Comitê Científico: Márcio da Costa (UFRJ) e Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio)
Local: Hotel Glória – Sala Passa Quatro Caxambu- MG

32a. Reunião Anual da Anped 
04 a 07 de outubro de 2009
Coordenadora: Maria de Lourdes Rangel Tura (UERJ)
Vice-Coordenador: Écio Antonio Portes (UFSJ)
Representante no Comitê Científico: Débora Mazza (UNICAMP); Maria Jose Braga Viana (UFMG)
Local: Hotel Glória - Sala Passa Quatro –Caxambu - MG

31a. Reunião Anual da Anped 
19 a 22 de outubro de 2008
Coordenadora: Maria de Lourdes Rangel Tura (UERJ)
Vice-Coordenador: Écio Antônio Portes (UFSJ)
Representante no Comitê Científico: Débora Mazza (UNICAMP), Maria Jose Braga Viana (UFMG)
Local: Hotel Glória - Sala Passa Quatro –Caxambu - MG

30a. Reunião Anual da Anped 
07 a 10 de outubro de 2007.
Coordenadora: Maria de Lourdes Rangel Tura (UERJ)
Vice-Coordenador: Écio Antonio Portes (UFSJ)
Representante no Comitê Científico: Alícia Bonamino (PUC-Rio); Débora Mazza (UNICAMP)
Local: Hotel Glória - Sala Passa Quatro - Caxambu - MG

29a. Reunião Anual da Anped 
15 a 18 de outubro de 2006
Coordenadora: Maria de Lourdes Rangel Tura (UERJ)
Vice-Coordenador: Écio Antônio Portes (UFSJ)
Representante no Comitê Científico: Alicia Bonamino (PUC-Rio) e Débora Mazza Local: Hotel Local: Hotel Glória – Sala Passa Quatro- Caxambu - MG

28a Reunião Anual da ANPEd 
16 a 19 de outubro de 2005 GT 14 Sociologia da Educação
Coordenador: Marcio da Costa (UFRJ) 
Vice-Coordenadora: Isabel Alice Lélis (PUC-Rio) 
Local: Hotel União - Auditório Caxambu - MG

27a Reunião Anual da ANPEd 
21 a 24 de novembro de 2004 GT 14 Sociologia da Educação
Coordenador: Marcio da Costa (UFRJ) 
Vice-Coordenadora: Isabel Alice Lélis (PUC-Rio) 
Local: Hotel União – Auditório- Caxambu - MG

26a. Anped 2003 
5 a 8 de outubro de 2003
Coordenadora: Leila de Alvarenga Mafra (PUC/MG) 
Local: Hotel Nacional In- Poços de Caldas - MG

25a. Anped 2002 
29 de setembro a 02 de outubro de 2002 
Coordenadora: Leila de Alvarenga Mafra (PUC/MG) 
Local: Hotel Glória – Caxambu - MG

24a. Anped 2001 
07 a 10 de outubro de 2001
Coordenadora: Nadir Zago (UFSC) 
Vice-Coordenadora : Rita A. Teixeira Vilela (PUCMG) 
Local: Hotel Palace - Sala de Leitura- Caxambu - MG

23a. Anped 2000 
24 a 28 de outubro de 2000
Coordenadora: Nadir Zago (UFSC) 
Vice-coordenadora: Rita Amélia Teixeira (PUC/MG) 
Local: Hotel Glória/ Sala 12- Caxambu - MG

1998-99 
Coordenadora: Lea Profa Pinheiro Paixão (UFF)
Local: Palace Hotel- Sala de Musica- Caxambu - MG

1996-97 
Coordenadora: Zaia Brandão (PUC RJ)
Vice-coordenadora: Yolanda Lima Lobo 
Local: Hotel Gloria- Sala 14- Caxambu- MG.

1994-95 
Coordenadora: Léa Pinheiro Paixão (UFF)
Vice-coordenador: Alfredo J. da Veiga Neto (UFRGS)
Local: Hotel Glória- Caxambu - MG

1992-93 
Coordenadora: Maria Alice Nogueira (UFMG)
Vice coordenadora: Nadir Zago (UFSC)
Local: Hotel Glória- Caxambu – MG

1990-01 
Coordenador: Tomas Tadeu da Silva (UFRGS)
Vice- coordenadora: Maria Alice Nogueira (UFMG)
Local: USP - São Paulo

1990 
Coordenador: Tomas Tadeu da Silva (UFRGS)
Vice- coordenadora: Maria Alice Nogueira (UFMG)
Local: Belo Horizonte

-

Memória de Grupo

A ANPEd existe desde 1978, mas foi somente em 1981, através de um projeto de redefinição estrutural, funcional e organizacional da entidade elaborado por seus grupos de base, que se pensou na formação dos Grupos de Trabalho (GTs) (Boletim ANPEd, v. 1. n.1, 1981). 
Enquanto órgão coordenador e executivo da ANPEd, coube à Secretaria Geral o encargo de criar os Grupos de Trabalho com objetivos e metas específicas para atender às finalidades da Associação (Estatuto ANPEd, Título III, cap. VI, art. 15, 1981), (Henriques, 1998).

Dentro de uma perspectiva estrutural de análise, pode-se compreender os GTs como fenômenos diacrônicos no interior do espaço ANPEd. Eles existem em relação a sua evolução no tempo e possuem história. Em parte, portanto, são diferentes do fenômeno da gestão de diretoria, que existe de modo sincrônico, em um dado período, cortando verticalmente aquele espaço (Henriques, 1998).

A idéia de fundar o GT de Sociologia da Educação “nasceu de uma conversa minha com Tomás Tadeu. Ele chegava de seu doutorado nos USA e eu do meu na França e ambos lamentávamos que não havia um espaço na Anped onde pudéssemos apresentar nossos trabalhos, pois ambos nos identificávamos com a Sociologia da Educação. Seguindo então o regulamento da Anped (da época), que estipulava que um grupo deveria passar pelo estágio de GE (Grupo de Estudos) por 2 anos, antes de virar GT, nós dois propusemos à diretoria e coordenamos um GE na reunião de BH (ver o ano). No ano seguinte, o Tomás foi o coordenador (e eu vice, acho ) do ainda GE na reunião de SP (USP). Aí, na reunião seguinte (a primeira em Caxambu), já éramos GT (mas não lembro quem de nós dois coordenava) e, para selar sua fundação, convidamos para a mesa de abertura a (saudosa) Aparecida Joly Gouveia e o Carlos Benedito Martins que foram fundadores do GT Educação e Sociedade da ANPOCS. Talvez uma conversa com o Tomás fosse boa p/ sanar essas dúvidas [...] é possível encontrar elementos na tese da orientanda da Zaia” (Maria Alice Nogueira email para Maria da Graça J. Setton, Ano ?).

Desde sua criação e conforme as demandas expressas nos encontros, o GT Sociologia da Educação foi constituindo uma agenda de trabalho que tem priorizado de um lado, as especificidade e definição do campo da Sociologia da Educação e, de outro, as questões temáticas desenvolvidas pelo grupo de seus pesquisadores. Uma tendência que vem se fortalecendo no grupo, é a realização de estudos empíricos e a preocupação em análises sociológicas que considerem, ao lado das questões macrossociais, abordagens qualitativas interessadas na compreensão dos processos sociais e escolares.

O GT 14 - Sociologia da Educação funcionou durante os anos de 1989-90, em caráter experimental, como grupo de estudo. A oficialização, em forma do Grupo de Trabalho, ocorreu em 1990, durante a Reunião Anual da ANPEd, realizada em Belo Horizonte.
Vale salientar que ao longo da história do GT é expressiva a atenção que o grupo de seus pesquisadores tem dado a instituição escola tanto em suas discussões teóricas quanto em análises empíricas. Muitas das discussões travadas no interior do GT se converteram em publicações, das quais algumas já se tornaram clássicas, como atesta a bibliografia abaixo.

Tradicionalmente, o GT 14 -Sociologia da Educação tem focado as relações família-escola, as questões de gênero e, de um modo geral, as conexões entre desigualdades sociais e escolares, tanto na educação básica quanto no ensino superior. No entanto, vem alargando os horizontes de suas preocupações temáticas, abrindo espaço para reflexões que constituem a agenda da Sociologia da Educação contemporânea tais como: escola e marcadores sociais como etnia e geração; escola e outras matrizes socializadoras como religião, mídias, ONGs, associações voluntárias, grupos de pares; escola e práticas de cultura como esporte, dança, leitura, lazer; escola e infância; escola e juventude, entre outros temas.

Atualmente o GT 14 - Sociologia da Educação já se consolidou como um importante fórum acadêmico, onde se apresentam trocas e discussões sobre processos e resultados de estudos em andamento ou concluídos bem como problemas e experiências teórica-metodológicas. Ademais, o GT tem se firmado como um espaço de intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais, pois vem recebendo estudiosos de todas as regiões do Brasil e de vários países. Já promoveu diálogos com investigadores da França, Portugal (Bernard Lahire, Daniel Thin, Agnes Van Zanten, Maria Manuel Vieira) entre outros. A frequente participação de estudantes de pós-graduação nas reuniões do GT o definem ainda como espaço privilegiado de formação dos novos pesquisadores em Sociologia da Educação.

Bibliografia consultada

Henriques, Vera Mª Pereira de Miranda. ANPEd e a preocupação da autonomia: em busca de reconhecimento e consagração. Tese de Doutorado, PUC-Rio, Depto. Educação, 1998.

Bibliografia Produzida no Interior do GT – 14
Almeida, Ana Maria & Nogueira, Maria Alice. (orgs) A escolarização das elites – um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis, Ed. Vozes, 2003.
Brandão, Zaia. Pesquisa em Educação - Conversas com Pós-graduandos. Rio de Janeiro, Editora PUC-Rio e Loyola, 2002.
Costa, Marcio & da Silva, Graziella Moraes. Amor e desprezo: o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT -14. in Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Ed, Associados, jan/abril/, n.22, pp.101-120.
Mafra, Leila de Alvarenga e Tura, Maria de Lourdes Rangel. Sociologia para Educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
MAZZA, Débora e SIMSON, Olga von. (orgs). Mobilidade Humana e Diversidade Sócio Cultural, Jundiaí: Paco Editorial, 2011, ISBN: 978-85-64367-04-3.
Paixão, Lea & Zago, Nadir. (orgs) Sociologia da Educação – pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis, Ed. Vozes, 2007.
Nogueira, Maria Alice & Romanelli, Geraldo & Zago, Nadir. (orgs) Família e Escola – trajetórias de escolarização em camadas média e populares. Petrópolis, Ed. Vozes, 2000.
Nogueira, Maria Alice & Paixão, Lea. O GT Sociologia da Educação: Histórico, Avaliação, Perspectivas. in Anped - Histórico dos Grupos de Trabalho - Anped, Belo Horizonte, setembro, 1995, pp. 85-86.
Zago, Nadir & Carvalho, Marília & Vilela, Rita Amélia. Itinerários de pesquisa – perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2003.
Tura, Maria de Lourdes Rangel (org.) Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

Dados do Grupo
Coordenador:
Ana Lorena de Oliveira Bruel / UFPR
E-mail do Coordenador:
analorena.bruel@gmail.com
Vice-coordenador:
Adalberto Carvalho Ribeiro / UNIFAP
Grupos de Pesquisa

Lista dos grupos de pesquisa dos participantes mais frequentes no GT-14 da Anped com endereços de paginas:

GPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação - UNICAMP

Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) - USP

Trabalho, Movimentos Sociais, Educação - UFRGS

Laboratório de Avaliação Educacional - LAEd - PUC-Rio

Oportunidades Educacionais e Cidades - PUC-Rio

Observatório Educação e Cidade - UFRJ

Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais - UFRJ

Território, Ambiente e Socialidades - IFSEMG

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: PESQUISAS SOBRE NOVOS MODELOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO - USP

Observatório Sociológico Família-Escola - UFMG

Oportunidades Educacionais e Cidades - PUC-Rio

Observatório Sociológico Família-Escola - UFMG

FUPE-Grupo multidisciplinar de pesquisa em fundamentos da prática educativa - UFSJ

Laboratório de estudos sobre a relação escola - família - UFF

Laboratório de Educação, História e Cultura - LaHEC - UFF

PRODOC - Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente - UFMG

INOVAR - UFMG

Educação, Formação Docente e Representações Sociais - UECE

NESFE- Núcleo de Estudos sobre Sociedade, Família e Escola - UFOP

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) - UFRRJ

História da Educação e Memória - GEM - UFMT

Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Classes Sociais (GEPECSO) - UNIFESP

Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas - UNOCHAPECO

Documentos

A Diretoria da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED reunida com coordenadores dos Grupos de Trabalho, Representante do Comitê Científico e Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação vem a público manifestar o apoio à greve nas Universidades Estaduais Paulistas e reafirmar a defesa da Universidade Pública como campo estratégico de produção e avanço do conhecimento humano, formação das novas gerações que contribua para o desenvolvimento social com justiça, autonomia e inclusão.

Reafirmamos o direito dos trabalhadores das instituições em discutirem o projeto de Universidade Pública necessário ao país, assim como o direito à reivindicação de condições de trabalho e remuneração dignas. Este direito só pode ser garantido em condições de democracia e respeito à liberdade de manifestação, o que implica negociação com diálogo e transparência na administração da coisa pública.
Repudiamos enfaticamente o tratamento violento que a Reitoria da USP tem dado ao movimento, violência esta que se concretizou nas ações da Polícia Militar na manhã do dia 20 de agosto, mas que podem ser identificados também no corte de salários dos trabalhadores que exercem seu direito à reivindicação de melhores condições de trabalho e na ausência de negociações efetivas entre a Reitoria e o movimento paradista.
Em defesa da democracia, da liberdade de pensamento, do ensino público e gratuito de qualidade, expressamos nossa solidariedade à comunidade universitária das Instituições Estaduais de São Paulo.

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2014.

A ser enviada para:
Reitorias das Universidades Estaduais Paulistas.
Governador do Estado de São Paulo.
Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
Sindicatos de Docentes das Universidades Estaduais Paulistas (ADUSP, ADUNICAMP, ADUNESP).
Sindicatos dos Funcionários das Universidades Estaduais Paulistas (SINTUNESP, SINTUSP, STU)
Diretórios Centrais dos Estudantes (USP, UNICAMP, UNESP)