Boletim Anped: Boletim ANPEd - maio de 2020

ANPEd apoia Marcia Angela Aguiar, Luiz Dourado e Malvina Tuttmann ao CNE

A ANPEd apoia os nomes de Marcia Angela Aguiar, Luiz Dourado e Malvina Tuttmann na indicação de nomes ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Tais eminentes docentes e pesquisadores, que foram...

Ex-presidente da ANPEd, Dalila Andrade (UFMG) recebe apoio expressivo em indicação ao CD/CNPq; segunda etapa acontece até 02 de junho

A ANPEd, considerando a importância da disputada escolha para o Conselho Deliberativo do CNPq, apoia o nome de Dalila Andrade de Oliveira (UFMG) para o segundo turno de indicação de nomes. Tal...

Marcha pela Vida | 9 de junho | manifestação virtual

Lançada no dia 29 de maio, a Frente Pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, publica manifesto no qual convida todos a participarem da manifestação virtual no...

Manifesto GT 07 | Avaliação da Educação Infantil e a nova portaria da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica: indefinições e riscos

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), por meio do Grupo de Trabalho “Educação de Crianças de 0 a 6 anos”, manifesta seu repúdio a quaisquer iniciativas de avaliação...

STF confirma a constitucionalidade da jornada extraclasse do magistério

via CNTE O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou no dia 28 de maio o julgamento do recurso extraordinário 936.790, que trata da aplicação de no mínimo 1/3 (um terço) da jornada de trabalho do...

Pesquisa com 1476 estudantes da região de Sorocaba indica que 41.68% não estão aptos ao trabalho remoto

reportagem: João Marcos Veiga O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So) finalizou pesquisa sobre os impactos da COVID-19 na educação básica, da rede pública e...

Pandemia reduz submissões de artigos acadêmicos assinados por mulheres

por Marcia Rangel Candido (Assistente de Redação, DADOS) e Luiz Augusto Campos (Editor-Chefe, DADOS) via DADOS - Revista de Ciência Social (clique aqui para acessar o artigo completo) Diversos textos...

Manifestação do GT 21 sobre ação da Fundação Cultual Palmares no dia 13 de maio

O Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico-Raciais da ANPEd (GT 21) manifesta considerações sobre a ação da Fundação Cultual Palmares, que no dia em que passaram-se 132 anos da abolição da...

Nota da Rede de Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial sobre tramitação do novo Fundeb

A Rede Fineesp vem a público apresentar apontamentos e reflexões sobre a educação especial no contexto do debate do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos...

Por unanimidade, STF reafirma inconstitucionalidade de proibição de discussão de gênero em escolas

Em julgamento da última sexta, Tribunal considerou inconstitucional legislação de Foz do Iguaçu (PR). Decisão reafirma julgamento anterior de lei do município do Novo Gama (GO), baseada em propostas...

Apoio da SBPC e de sociedades científicas a comunidades pobres e favelas

A SBPC, a ANPEd e outras sociedades científicas estão apoiando iniciativas meritórias que buscam angariar apoio financeiro (doação) às comunidades e favelas que estão passando por uma situação de...

SBPC se manifesta pelo adiamento do Enem 2020

A SBPC, junto às entidades associadas, dentre elas a ANPEd, enviou nesta terça-feira, 19 de maio, manifestação ao ministro da Educação pelo adiamento das inscrições para o Exame Nacional do Ensino...

Manifesto de professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS por políticas públicas efetivas para o combate aos impactos da pandemia no Brasil

Docentes, pesquisadores e economistas defendem adoção de políticas públicas efetivas no combate à pandemia   Em novo manifesto, professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS sustentam que...

Solicitação Coletiva de Suspensão do Calendário do ENEM

Como todos os países do mundo, o Brasil vive a situação da pandemia oriunda de Covid-19. No contexto nacional de profundas desigualdades sociais e econômicas suas consequências são e serão nefastas,...

Repositório "Educação em tempos de isolamento" - FEUSP

Num momento em que precisamos respeitar as distâncias que garantam a saúde da coletividade, a FEUSP vem apresentar à sua comunidade planos e ações para cuidarmos, fazendo-nos companhia, dos desafios...

Carta de comitês de assessoramento e pesquisadores em Educação do CNPq sobre bolsa de Iniciação Científica às Humanas e Sociais

Comitês de Assessoramento das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas junto ao CNPq e pesquisadores em Educação enviaram nesta terça (5) carta ao ministro Marcos Pontes e ao presidente...

Biblioteca da Quarentena - EdUERJ

A Biblioteca da Quarentena, iniciativa da EdUERJ, contempla diversas áreas do conhecimento, oferecendo download gratuito de títulos do catálogo da Editora da UERJ. O acervo é dinâmico e recebe novos...

STF reconhece inconstitucionalidade de proibição de gênero em escolas

Tribunal tomou decisão por unanimidade ao julgar a ADPF 457, uma das quinze ações que questionam leis baseadas em propostas do movimento Escola Sem Partido. Entidades consideram resultado uma vitória...

POSICIONAMENTO sobre o Parecer do CNE que trata da Reorganização dos Calendários Escolares durante a pandemia

POSICIONAMENTO sobre o Parecer do CNE que trata da Reorganização dos Calendários Escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de Pandemia da COVID-19 acesse...

Expediente

Ano IX - n.56 - maio 2020 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Jornalista: Camilla Shaw - Biênio 2019-2021 | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “ANPEd, Presente!!" | Presidente: Geovana Lunardi (UDESC) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br