A ANPEd receberá até o dia 16 de outubro proposições de criação de Grupos de Estudo (GE). As apresentações devem ser enviadas para o e-mail <secretariaexecutiva@anped.org.br>
Clique aqui e acesse o edital n° 25/2023.
No texto, é importante indicar evidências de não superposição entre o GE proposto e os GTs já existentes na Associação. O plano deve levar em conta também a construção contínua de uma ANPEd plural, inclusiva e representativa frente aos desafios sociais e educacionais contemporâneos.
Após atuação de um GE ao longo de duas Reuniões Nacionais, poderá ser solicitada avaliação para transformação em Grupo de Trabalho permanente da Associação.
As normas e demais informações podem ser consultadas na Resolução n.01/2019 (clique aqui para acessar).
Alguns pontos importantes:
- Os/ as proponentes da criação do GE devem ser sócios/as individuais quites com a Associação há, pelo menos, duas reuniões nacionais.
- A proposta deve ser assinada por, pelo menos, 50 pesquisadores/as, associados/as individuais da ANPEd em dia com suas obrigações estatutárias no ano da proposição, participantes de pelo menos dez diferentes programas de pós-graduação associados à ANPEd, localizados em mais de uma região do país.
- A Diretoria da ANPEd designará uma comissão para emitir parecer sobre a proposta apresentada.
- Para a apreciação, a comissão considerará: a produção do campo de estudos associado ao tema do GE; a relavância e justificativa de singularidade da proposta no contexto da Associação; o Plano de Trabalho para os dois primeiros anos de funcionamento do GE; a proposta de estruturação do GE; e outros aspectos indicados na resolução ou considerados perinentes pela comissão.
- O relatório da comissão será encaminhado à Diretoria da ANPEd para apresentação e apreciação em Assembleia da Associação.
- Após a atuação de um GE em duas reuniões nacionais, o/a responsável pelo Grupo deverá encaminhar, à Diretoria da ANPEd, relatório das atividades desenvolvidas no período, com a possibilidade de solicitação para transformação em GT.
O apoio financeiro aos GEs será avaliado pela diretoria da ANPEd, tendo em vista as condições orçamentárias da Associação.