A ANPEd promove no dia 02 de junho, sexta-feira, o quarto seminário "Ensino Médio - o que as pesquisas têm a dizer?". A atividade chega ao Sudeste com intuito fomentar o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas e dar visibilidade à pesquisa recente sobre o tema como subsídio à consulta pública realizada pelo MEC sobre o tema.
O seminário acontecerá de forma presencial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Rio de Janeiro com transmissão ao vivo pelo canal da Associação - e retransmissão pelo canal do Ministério da Educação (MEC).
O encontro, que ocorrerá a partir das 14h (horário de Brasília) no Auditório Tércio Pacitti (CCET) da UNIRIO, campus Praia Vermelha, terá a presença de Alice Casimiro Lopes (UERJ), Fernando Cassio (UFABC), Eliza Bartolozzi (UFES), Teodoro Zannardi (PUC-MG) e Pedro Mara professor e ex-diretor de escola da rede estadual, com mediação de Maria Luiza Sussekind (ANPEd | Unirio).
O formato de trazer pesquisadores seniores, doutorandos ou recém-doutores com tese sobre Ensino Médio vem se repetindo em todos seminários. A ANPEd produzirá um relatório a partir dos encontros e o MEC tem acompanhado cada evento como observador com o intuito de colher subsídios para à formulação de nova proposta para a área.
A ANPEd promoverá ao todo cinco encontros, nas cinco regiões do país, cumprindo seu papel de fomentar a pesquisa e a pós-graduação como parâmetros essenciais à construção de políticas públicas. Depois do Rio de Janeiro, o último seminário será realizado em Brasília (06 de junho na UnB).
A consulta pública do MEC (clique aqui para acessar a plataforma) tem previsão de seguir até o dia 06 de junho e acontece juntamente a uma série de webinários, grupos focais, audiências públicas, conversas com gestores, especialistas e entidades, dentre elas a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A escuta à sociedade também tem sido feita através de coleta de opiniões em plataforma digital. Clique aqui para acessar.
A ANPEd vem fazendo amplo debate sobre o Novo Ensino Médio desde 2017, quando foi aprovado, até o início de sua implementação em 2022. A partir dos estudos da área e opinião de pesquisadores nas universidades, a Associação se posicionou pela revogação no Novo Ensino Médio, que representa atrasos para a área. A partir do diálogo que se abre sob a nova gestão do MEC no governo federal, a Associação tem levado suas preocupações a reuniões e seminários, assim como no assento retomado no Fórum Nacional de Educação (FNE), coletivo que integra um Grupo de Trabalho específico sobre a questão no MEC.