A I Jornada Formativa do Nordeste, promovida pelo Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região Nordeste (FORPRED-NE), reuniu cerca de 50 coordenadores de programas de pós-graduação em educação. O evento ocorreu na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju (SE), entre os dias 15 e 17 de março.
Os debates centraram-se na nova Avaliação Quadrienal da CAPES, com o objetivo de preparar os coordenadores para aprofundar o conhecimento sobre o processo.
A presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi, a vice-coordenadora do FORPRED Nacional, Alice Botler, o vice-presidente Nordeste da ANPEd, Cláudio Nunes, e o coordenador da área de Educação da Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Angelo Ricardo Souza, fizeram palestas na Jornada.
“Estamos num momento em que há muitos coordenadores novos assumindo programas de pós-graduação e é importante conhecer como a avaliação funciona, especialmente com as modificações mais recentes”, explica do coordenador do FORPRED-NE, Cristiano Ferronato.
Ele destaca que a Avaliação Quadrienal incorporou aspectos qualitativos. “Antes a avaliação era centrada no volume de produção, então o que importava era o número de artigos. Agora, ela leva em conta categorias como o impacto da produção do programa na sociedade, que são novas para nós”, explica ele.
Para Ferronato, o novo formato da avaliação deverá amplificar o papel da pós-graduação em educação na formação, pois ele demanda que os programas busquem mais articulação com a sociedade.
A Jornada foi marcada por debates e trocas de experiências entre os participantes O grupo foi composto por coordenadores de programa acadêmicos e mestrados profissionais da região Nordeste e de outras partes do país.
De acordo com o coordenador do FORPRED-NE, está sendo programada uma nova formação, em formato online, até o final do ano.
Confira aqui a cobertura da I Jornada Formativa Nordeste no site da UNIT.