Clique aqui para assitir a transmissão.
A Live ANPEd Presente na Quarentena terá como tema, na próxma quarta-feira, 05 de agosto, "Desafios editoriais e cenários de avaliação", tendo como convidados Ângelo Ricardo de Souza (UFPR), coordenador adjunto de área da educação na Capes, José Luis Bizelli (UNESP), coordenador do FEPAE Nacional, e José Rubens Lima Jardilino (UFOP), vice-coodenador do FEPAE Sudeste, com mediação de Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ), coordenadora do FEPAE Sudeste, com tradução simultânea de libras para surdos conduzida pelos intérpretes/tradutores Etiene Abreu (professora da Unirio e professora da rede municipal de Duque de Caxias) e Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ). A atividade abre espaço..
A transmissão acontece pelo Facebook e canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.
O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de abril, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.
Sobre os convidados:
Ângelo Ricardo de Souza
Possui graduação em Educação Física pela PUC-PR (1991), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Realizou estágio pós-doutoral na University of Bristol (Inglaterra) e estágio sênior de pesquisa na Università degli Studi di Trento (Itália). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES. Foi Diretor de Pesquisa da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE (2015-2019); foi editor do Jornal de Políticas Educacionais (2007-2018) e da Educar em Revista (2018); foi coordenador da região Sul do F ó rum de Editores de Periódicos na área da Educação (FEPAE-Sul) (2016-2018). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2008-2010); Chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2001-2003); Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia (2012-2014) da UFPR. Atuou por vários anos na educação básica como docente e como diretor de escola pública. Tem experiência nas áreas de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.
José Luís Bizelli
Possui graduação em Arquitetura pela PUC de Campinas, mestrado e doutorado na UNESP. É Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP-Araraquara, e está credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar (FCL-UNESP, Araraquara) e Mídia e Tecnologia (FAAC-UNESP, Bauru). É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação e coordena o Grupo de Pesquisa Programa de Governança para a Administração, dedicando-se a pesquisar principalmente os seguintes temas: inovação, governança em instituições públicas, tecnologias para o Ensino a Distância e aplicativos educativos para TVDi. Fez seu Pós-Doutorado no Departamento de Ciencias de la Educación, da Universidad de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, sendo um dos responsáveis pelo convênio sobre Educação entre a UNESP e a UAH. Foi Diretor da FCL-UNESP-Araraquara e Presidente de seu Laboratório Editorial, durante o quadriênio 2009-2012. Foi Assessor Editorial da Fundação Editora da Unesp de 2014 a 2015 e Coordenador da Região Sudeste do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) de 2016 a 2017. É editor da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação e, desde 2018, Coordenador Nacional do FEPAE.
José Rubens Lima Jardilino
Licenciado em Filosofia com mestrado e doutorado em Ciências Sociais. Realizou estudos de pós-doutoramento em História da Educação nas Universidades: Université Laval - Quebéc, Canadá, (2007); Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia - UPTC, Colômbia (2008) e em História, na Universidad Pablo de Olavide (2016/2017). É professor da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP no Departamento de Educação - DEEDU e no PPGE-UFOP Mestrado/Doutorado, foi seu coordenador de 2012-2015 Foi Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2004-2006). Bolsista Pq2 do Cnpq e de (2015-17) Programa Pesquisador Mineiro -PPM da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Membro ad hoc do C.A. Educação na CAPES (2013/16; 2017-atual). Assessor internacional do Consejo Nacional de Acredit aci&oacu te;n CNA- Ministério da Educação da Colômbia. Conselheiro dos Conselhos: Estadual de Educação de SP - 2004-2006; Municipal de Educação de Mariana (atual). Membro do GT.08 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPED (Coordenação do Comitê Científico 2013-2015); é membro da Junta Diretiva da Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana - SHELA, (Presidente 2007-2011); Coordenador do Grupo de Pesquisa FOPROFI/Cnpq/UFOP; vice diretor do Grupo de Pesquisa HISULA - Historia de la Universidad Latinoamericana, Colciencia/UPTC-Colômbia. Na área da editoria científica foi fundador da Revista Eccos e seu editor até 2010; É atual Editor da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores – Formação Docente (2014- atual); m embro de Conselhos Editoriais de revistas nacionais e internacionais da Área da Educação e Humanidades. É membro do Conselho da Editora da Universidade Federal de Ouro Preto (Seu diretor a partir de 2019-).
Rosimeri de Oliveira Dias
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo (2017), com Maria Elizabeth Barros de Barros. É Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da UERJ. Procientista da UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2016/2019). Editoria da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Autora dos Livros "Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas de cognição"; "Formação inventiva de professores"; "Entre analisar e intervir na formação de professores" e "Escritas de si". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos Foucaultianos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas cognitivas, aprendizagem de adultos, produção de subjetividade, experiência, arte, estética da existência e formação inventiva de professores. Atualmente coordena a Regional Sudeste do Fórum de Editores de Periódicos de Educação - FEPAE/ANPED