O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena terá como convidada na próxima quarta, 03 de junho, a Profª Drª Ângela Coutinho (UFPR), contando com mediação da Profª Drª Valdete Coco (UFES), Vice-presidente da Associação pela região Sudeste. O tema da live será “Educação Infantil e as políticas governamentais na pandemia”, com tradução simultânea de libras para surdos conduzida pelo intérprete/tradutor Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ) e Etiene Abreu (professora da Unirio e professora da rede municipal de Duque de Caxias).
A transmissão acontece pelo Facebook e canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.
O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de março, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.
Ângela Coutinho é Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010) e pós-doutoranda em Gestão da Política Pública na Universidade de São Paulo (2019-2020). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Professora visitante na Université Paul Sabatier - Toulouse, França de novembro de 2019 a maio de 2020. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha de pesquisa "Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Research Committee 53 - Sociology of Childhood da International Sociological Association (ISA) e do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, polícias públicas e educação infantil, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil.
Valdete Côco é doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET): Projeto Educação (2010-2020). Coordenadora do GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2019). Integrante (vice sudeste) da Diretoria da ANPEd (2020-2021). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagens e Educação Infantil.
Clique aqui para baixar o PDF projetado na live
Manifestos, documentos e artigos da ANPEd citados na live:
- Nota pública: entidades acadêmicas em defesa de políticas públicas para o combate ao Covid-19
- Educação a Distância na Educação Infantil, não!
- Educação a Distância na Educação Infantil, não! Educação e cuidado com as crianças, suas famílias e profissionais docentes, sim!
colaboração de texto por Angela Scalabrin Coutinho (UFPR) e Valdete Côco (UFES)
Bibliografia, notícia e outros materiais:
Gizele de Souza, Livia Maria Fraga Vieira, Patrícia Corsino e Rosânia Campos
Priscila Basílio
Li ivro organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias (NEPEI/UFMG) e pelo Fórum Mineiro de Educação Infantil
Bianca Corrêa e Fernando Cássio
- https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2183/40-artigos-rosembergf.pdf
- https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/30/brasil-tem-mais-de-100-criancas-e-jovens-ate-19-anos-mortos-pela-covid-19-conheca-as-historias-por-tras-dos-numeros.ghtml
- https://www.em.com.br/app/noticia/pensar/2020/04/03/interna_pensar,1135082/funcionamento-da-humanidade-entrou-em-crise-opina-ailton-krenak.shtml
- ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. 8ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2016 [1954].
- GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Infância e velhice: desafios da multiculturalidade. In: GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Infância e velhice. Pesquisa de ideias. Campinas: Alínea, 2003, p. 15-32.