A etapa do Espírito Santo da Conferência Nacional Popular de Educação produziu uma moção a respeito da situação da educação infantil e ensino fundamental no estado. O documento é assinado pelos delegados integrantes do Fórum Permanente de Educação Infantil do estado, o Fórum Permanente de Leitura e Escrita do ES, e o comitê capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e lista retrocessos nas políticas públicas de educação para as crianças, além de defender a formação continuada das profissionais da educação infantil, processos avaliativos da qualidade de condições ofertadas às crianças, e o monitoramento do Plano Estadual de Educação.
Veja abaixo a nota completa, ou clique aqui para acessar o documento.
MOÇÃO FOPEIES-FOPALES- COMITÊ CAPIXABA DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO
Durante os dias 23 e 24 de março de 2018, reuniram-se os delegados da Etapa CONAPE Estadual do ES, no Eixo 1 com o tema Educação Infantil e Ensino Fundamental apresentando o cenário Nacional e Estadual dos retrocessos referentes a essas duas etapas da Educação Básica.
Considerando o fechamento de escolas na cidade e no campo capixaba e ainda o não acesso e permanência a creche (0 a 3 anos e 11 meses) no atendimento às crianças nos municípios capixabas;
Considerando os retrocessos na BNCC quanto à concepção curricular e o não reconhecimento das identidades dos sujeitos nos processos de ensino/aprendizagem e de apropriação do conhecimento no cotidiano dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental Capixabas;
Considerando as propostas centradas na valorização do aspecto socioemocional numa visão de criança, adolescência, juventude na perspectiva bio-psicológica e a negação do reconhecimento das culturas infantis e juvenis nos espaços e tempos escolares;
Considerando os processos formativos aligeirados, elaborados por grandes incorporações empresariais e adotados pelo governo estadual sem aprofundamento em políticas de formação continuada para os professoras(es) e profissionais da educação;
Considerando que a aprovação da EC 95/2016 com a redução dos gastos públicos em educação, ameaça a efetivação do PNE/PEE e o avanço na discussão do CAQi/CAQ e direito à educação;
Considerando que o GOLPE no Plano Estadual de Educação ES em 2015 aprovou um plano sem a representação do Fórum Estadual de Educação;
Considerando que as políticas relacionadas à avaliação seguem numa perspectivava desenvolvimentista, pragmática, cumulativa e qualificatória;
Somos veementemente CONTRA a Implementação da Base Nacional Comum Curricular no ES assim como a implementação do PAES- Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, uma vez que essas ações não dialogam com o acúmulo de pesquisas, estudos e debates da área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e ainda não esclarece sobre o regime de colaboração com os municípios e suas contrapartidas.
Defendemos uma formação Continuada qualificada para as(os) professoras(es) Capixabas e ainda a retomada do diálogo com as Universidades e Institutos Federais e os Movimentos Sociais na luta pela educação, uma vez que tais instâncias fomentam pesquisas e monitoram sobre tais temas no Estado do Espírito Santo.
Nós, militantes, dos fóruns não concordamos com o retorno da perspectiva biopsicologizante de criança e ainda a classificação das mesmas em etapas do desenvolvimento cognitivo, em processos de avaliação fundamentadas em testes padronizados e verticalmente orientados, haja vista as concepções já debatidas e avançadas nos processos de formação inicial e continuada no Estado do Espírito Santo.
Defendemos um PROCESSO AVALIATIVO QUE POTENCIALIZE UMA AVALIAÇÃO INVESTIGATIVA, FORMATIVA e de CONTEXTO, direcionada a qualidade das condições ofertadas as crianças em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
EXIGIMOS A TRANSPARÊNCIA E PUBLICIZAÇÃO do monitoramento e acompanhamento do PEE através do conhecimento dos indicadores definidos e dos responsáveis por esse processo.
Assinam
Fórum Permanente de Educação Infantil do ES
Fórum Permanente de Leitura e Escrita do ES
Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Fonte: MIEIB