Dossiê temático
Epistemologias do Corpo e do Movimento em Práticas Educativas
Revista Cocar (UEPA - Qualis B1)
Coordenadores
Marta Genú Soares (Universidade do Estado do Pará)
Avelino A. de Lima Neto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)
O corpo tem sua materialidade investigada por meio de diferentes matrizes epistemológicas, entre elas a fenomenológica, a marxista e a perspectiva da motricidade humana. O debate sobre a existência incorporada transversaliza áreas do conhecimento como a Filosofia, a Sociologia, a Antropologia e a Educação, que em estudos qualitativos concebem o corpo-sujeito em vivências experienciadas na diversidade cultural, étnica, de gênero e sexualidade, explorando temáticas que perpassam a vida em sociedade e as práticas educativas desenvolvidas em tempos e espaços escolares e não-escolares.
Considerando este amplo contexto temático, serão aceitos artigos com diferentes enfoques disciplinares, teóricos e metodológicos que proporcionem reflexão crítica ou expressem experiências em práticas educativas, circunscrevendo-se às seguintes possibilidades de abordagem:
- Quadros teóricos sobre as matrizes epistemológicas supracitadas, explorando criticamente os seus pressupostos e os modos através dos quais se produz conhecimento a partir da existência incorporada, marcada ontologicamente pelo movimento.
- Problematizações sobre os campos de emergência de determinados saberes e poderes que agem sobre o corpo em movimento, em interface com as dinâmicas biopolíticas da sociedade capitalista, capilarizadas na mídia, na saúde, nas políticas públicas e em outros âmbitos da vida social;
- Relatos críticos sobre experiências em práticas educativas com o corpo em movimento, destacando as suas implicações epistemológicas;
Os artigos devem ser enviados até ao dia 30 de novembro de 2017 para o endereço eletrônico da coordenação do dossiê: martagenu@gmail.com
As condições para a sua elaboração estão definidas aqui. Os trabalhos submetidos serão avaliados, de forma anônima, por pelo menos dois consultores do Conselho Editorial da Revista. A previsão de publicação é dezembro de 2017.