Encontro, que acontecerá de 01 a 05 de outubro na UFMA, deve receber cerca de 3 mil pessoas entre pesquisadores, docentes e professores com apresentações de pesquisas e debates centrais sobre a Educação brasileira
Imagem: UFMA - Universidade Federal do Maranhão
A ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - realiza de 01 a 05 de outubro sua 38a Reunião Nacional. O encontro será sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, tendo como tema norteador da programação "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência". A conferência de abertura será proferida pela professora Nilma Lino Gomes (UFMG), ex-ministra do governo Dilma Rousseff.
- Clique aqui para acessar entrevista.
Imagem: Nilma Lino Gomes (UFMG), conferencista de abertura da 38a Reunião Nacional da ANPEd.
Maior e mais importante encontro acadêmico da área de Educação do país, a Reunião Nacional deve receber cerca de três mil pessoas entre pesquisadores, docentes do ensino superior, da educação básica e estudantes. Este ano foram submetidos à avaliação 1.019 trabalhos científicos, entre artigos, pôsteres e propostas de minicursos, mostrando a importância e amplitude da pesquisa na área, a despeito dos cortes e desmonte de investimentos no país atualmente. Organizado em torno dos 23 Grupos de Trabalho da ANPEd, o encontro ainda conta com trabalhos e minicursos encomendados pelos GT's e Sessões Especiais. Nestas sessões serão debatidos temas como financiamento, avaliação, políticas públicas, EJA, ética na pesquisa, privatização do ensino, movimentos sociais, gênero e relações étnico-raciais, dentre outros, contando com a presença de pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de países como México, Estados Unidos, Uruguai e Espanha. Dentre os convidados estão nomes da Educação como Helena de Freitas (Unicamp), Roberto Leher (UFRJ), Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG) e de outras áreas, como Vladimir Safatle (USP).
- Acesse na sequência relação das Sessões Especiais e convidados (com link para entrevistas)
- Acesse o site da 38a Reunião Nacional. O encontro contará com intensa cobertura da Comunicação da ANPEd, com conteúdos diários e transmissões ao vivo pelas redes sociais da Associação.
Outro espaço de diálogo serão as Sessões Conversas, que receberão bate-papos em torno de questões como a relação entre a Educação e o Jornalismo. Ao longo dos cinco dias de encontro, o público poderá acompanhar ainda os Colóquios Clacso (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales), Simpósios WERA (World Education Research Association), homenagens, feira e lançamentos de livros, programação cultural, além de reuniões de entidades. Dentre as atividades paralelas de destaque também estão três mostras de cinema (II Mostra Curta ANPEd de filmes de pesquisa, IX Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação e Cine Clacso) e a Homenagem Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos. Com indicação pelos associados através de edital público, a iniciativa vai homenagear os seguintes educadores: Carmem Maria Craidy, Sérgio Haddad, Macaé Maria Evaristo do Santos, Gilberto Amâncio de Almeida e Eronildes de Souza Fermin.
- leia mais sobre os selecionados da homenagem e sobre Nilton Bueno Fischer.
Imagem: Maria Macaé Evaristo dos Santos, selecionada para a Homenagem Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos
A 38a Reunião Nacional mais uma vez pretende fomentar um espaço para produtivos debates para a Educação brasileira e para se pensar o papel da pós-graduação e da pesquisa no país. Nesse sentido, apresenta-se como imprescindível o enfrentamento de riscos à área, sintetizados sobretudo na Emenda Constitucional 95, que estabelece teto para gastos do governo federal, colocando em desmonte inúmeros projetos sociais e a própria oferta de ensino. "Temos um cenário muito difícil de cortes nos orçamentos das universidades, descontinuidade, atrasos e diminuição dos recursos para pesquisa, em especial no CNPq. Em tempos em que a resistências ao desmonte das políticas públicas de matriz cidadã estão em curso, a reunião de pesquisadores da educação é uma grande oportunidade para ativarmos a esperança da articulação coletiva", afirma Andrea Gouveia (UFPR), presidente da ANPEd.
Imagem: Andrea Gouveia (UFPR), presidente da ANPEd.
A 38a Reunião Nacional, realizada pela ANPEd e FORPREd (Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação), com apoio do PPGE da UFMA, pretende também dar evidência à importância dos programas da região Nordeste e Norte do país, assim como o papel exercido pela Universidade Federal do Maranhão neste contexto. A identidade visual do encontro, que traz elementos da cultura e história do estado, foi produzida pelo artista maranhense Airton Marinho Macedo.
Sobre a Reunião Nacional da ANPEd
A Reunião Nacional da ANPEd tem como intuito fomentar, difundir e dar visibilidade à produção científica em Educação no país, assim como articular os Programas de Pós-Graduação da área, estimular debates e tomar decisões de forma colegiada a partir de Assembleia de associados. Os trabalhos científicos são avaliados por um Comitê Científico e a programação articula-se junto aos 23 GTs. Com sua primeira edição tendo sido realizada em 1978, ano de fundação da Associação, a Reunião foi promovida até 2012 em caráter anual e, posteriormente, a partir de decisão estatutária, de forma bianual, circulando por diferentes regiões do país - Porto de Galinhas/PE (2012), Goiânia/GO (2013), Florianópolis/SC (2015) e São Luís/MA (2017). Em anos pares ainda são realizadas as Reuniões Científicas Regionais da ANPEd, nas cinco regiões do país.
Serviço
38a Reunião Nacional da ANPEd
Onde: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado - Av. dos Portugueses, 1966. Bacanga - São Luís – MA.
Quando: 01 a 05 de outubro de 2017
Inscrições: http://38reuniao.anped.org.br/inscricao
Mais informações e programação completa: http://38reuniao.anped.org.br/reuniao
----
Assessoria de Imprensa
João Marcos Veiga | joaomarcosveiga@gmail.com | (31) 9.8788-4534 |
Camilla Shaw | shawcamilla@gmail.com | (21) 9.8182-0410 <whatsapp institucional>
----
PROGRAMAÇÃO
Conferência de Abertura: 01/10 (20h) - UFMA
"Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência"
Nilma Lino Gomes (UFMG) - conferencista - entrevista
Andrea Gouveia (UFPR) - presidente da ANPEd - entrevista
SESSÕES ESPECIAIS
03/10/2017 (terça feira)
*Os sentidos da ação política e o impacto nos projetos nacionais de educação
<Subárea 1: GTs 02,14,17,20>
Maria Helena Souza Patto - USP
Vladimir Safatle - USP
Alícia Civera Cerecedo - DIE, Cinvestav/México
*Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação (Educação Popular e Pessoas Jovens e Adultos)
<Subárea 2: GTs 03,06,18,21,22,23>
Conceição Paludo - UFRGS
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - UFSCar <leia entrevista>
Maria Rita de Assis César - UFPR
Coordenação: Maria Waldenez de Oliveira – UFSCar
*Políticas educacionais em disputa e novas legislações na formação de professores
<Subárea 3: GTs 04,08,12, 16, 19,24>
Selma Garrido Pimenta - USP
Helena de Freitas - UNICAMP <leia entrevista>
Antonio Miguel - UNICAMP
*Financiamento e avaliação da área de educação <Sessão Especial do FORPREd>
Joviles Vitório Trevisol - UFFS (FOPROP)
José Marcelino de Rezende Pinto - USP <leia entrevista>
João Ferreira de Oliveira – UFG (ANPAE)
Coordenação: José Gonçalves Gondra - UERJ (FORPREd)
04/10/2017 (Quarta-feira)
*Democratização da pesquisa: impacto das métricas na avaliação dos periódicos em educação <Sessão FEPAE>
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - UNICAMP <leia entrevista>
Gustavo Fischman - Arizona State University, E.U.A
Marta Maria de Araújo – UFRN
Coordenação: Joana Paulin Romanowski - PUC-PR; Lélia Cristina Silveira de Moraes - UFMA; Geovana Lunardi - UDESC
*Movimentos sociais e ações coletivas: o contexto latino-americano de lutas e resistências Direitos, identidades, transformações societárias
(Movimentos Sociais e Educação Ambiental) <Subárea 2: GTs 03,06,18,21,22,23>
Veronica Filardo - da Faculdade de Ciências Socais da Un. de la República, Uruguai
Rossana Reguillo Cruz - Universidade de Guadalajara/México
Marilia Pontes Sposito - USP <leia entrevista>
Breno Bringel - UERJ
Coordenação: Marco Barzano – UEFS
*Ética na pesquisa em ciências humanas: polêmicas, constituição e finalidades
<Subárea 3: GTs 04,08,12,16,19,24>
Carlos Roberto Jamil Cury - PUC MG
Rita Ribes Pereira - UERJ
Janete Magalhães Carvalho - UFES <entrevista>
*A financeirização da economia e a privatização da educação
<Subárea 4: GTs 05,09,11>
Vera Lúcia Jacob Chaves - UFPA
Bruno de Conti - Instituto de Economia da UNICAMP
Roberto Leher - UFRJ <leia entrevista>
*Práticas culturais, leitura e literatura no contexto da democracia
<Subárea 5: GTs 07,10,13,15>
Verónica Macias Andere - Consejo Puebla de Lectura, A.C. (Puebla, México)
Patrícia Corsino - UFRJ
Rosa Maria Hessel Silveira - UFRGS
Coordenação: Mônica Baptista Correia (UFMG)
05/10/2017 (Quinta-feira)
*Ética, diferença e justiça social: perspectivas na pesquisa educacional
<Subárea 1: GTs 02,14,17,20>
Marcus Vinícius Fonseca - UFOP <leia entrevista>
Rosana Rodrigues Heringer - UFRJ
André de Macedo Duarte - UFPR
*As políticas da diversidade e enfrentamento das desigualdades (Gênero e relações étnico-raciais)
<Subárea 2: GTs 03,06,18,21,22,23>
Edla Eggert - PUC-RS <leia entrevista>
Fernando Altair Pocahy - UERJ
Denise Maria Botelho - UFRPE
Coordenação: Maria Rita de Assis César – UFPR
*Reinvenção do espaço público e movimentos midiáticos
<Subárea 3: GTs 04,08,12,16,19,24>
Denise Taliaferro Baszille - Miami University/E.U.A <leia entrevista>
Nelson de Luca Pretto - UFBA
Paula Sibilia - UFF
*Democracia em risco: o lugar da educação, da Infância e da experiência
<Subárea 5 (GTs 07,10,13,15>
Jorge Larossa - Universidade de Barcelona
Sonia Kramer - PUC-Rio
Rosalba Maria Cardoso Garcia - UFSC
Coordenação: Alfredo Veiga Neto – UFRGS
*(Des)configuração do trabalho docente diante da agenda conservadora e das políticas privatistas
<Subárea 4: GTs 05,09,11>
José dos Santos Souza - UFRRJ
Dalila Andrade Oliveira - UFMG <leia entrevista>
Acácia Kuenzer - UFPR
--
Trabalhos Encomendados pelos GTs
GT02 – História da Educação
Igualdade e Diferença - uma discussão conceitual ao contraponto das desigualdades
José Costa D'Assunção Barros – UFRRJ
GT03 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
A produção do GT 03 nos últimos 8 anos
Monica Peregrino – UNIRIO
Ludmila Cavalcante – UEFS
Elmir de Almeida – USP-RP
GT04 – Didática
A Didática no âmbito dos programas de PG em Educação no país
Andréa Maturano Longarezi - UFU
GT05 – Estado e Política Educacional
Contradições e limites da democracia no Brasil
Virginia Fontes - UESC
GT06 – Educação Popular
Os 50 anos do livro Educação como Prática da Liberdade. Questão problematizadora: o que é educação como prática da liberdade hoje?
José Pereira Peixoto Filho – UEMG
GT07 – Educação de Crianças de 0 a 06 anos
Balanço analítico da Educação Infantil: questões curriculares e direitos em risco
Coordenação da mesa: Raquel Gonçalves Salgado - UFMT
Maria Machado Malta Campos - FCC
Ana Lúcia Goulart de Faria - UNICAMP
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira – USP
GT08 – Formação de Professores
Trabalho encomendado I (2ª. feira)
Pesquisas sobre Inserção Profissional
Subtítulos
8h30 - 10h30 - 2a.feira
Inserção profissional de egressos de programas de iniciação â docência
Marli Eliza Dalmazo Afonso de André - PUC-SP
Professores em início de carreira: as dificuldades e descobertas do trabalho docente no cotidiano da escola
Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva - UnB
10h45 - 2a.feira
Profissionalidade Docente de Professores Formadores dos Cursos de Licenciatura em Início de Carreira
Laurizete Ferragut Passos - UNESP
Necessidades formativas de docentes universitários
Emília Freitas de Lima – UFSCAR
GT08 – Formação de Professores
Trabalho encomendado II - 4a. feira - 14h30 - 17h00
Pesquisas sobre políticas de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
Subtítulos
A relação universidade escola nos cursos de licenciatura - demandas para a formação docente.
Joana Paulin Romanowski - PUC-PR
Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica: uma pesquisa com supervisores do PIBID – Ceará, São Paulo e Minas Gerais
José Rubens Lima Jardilino - UFOP
Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores (PARFOR): o instituído e o instituinte
Iria Brzezinski - PUC-GO
GT09 – Trabalho e Educação
Gênero, patriarcado, trabalho e classe
Helena Hirata - Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, do Centre National de la Recherche Scientifique (Cresppa-GTM/CNRS)
GT10 – Alfabetização, leitura e escrita
Produção do GT nos últimos 10 anos
Cecilia Maria Aldigueri Goulart - UFF
Francisca Izabel Pereira Maciel – UFMG
Eliana Borges Correia de Albuquerque - UFPE
GT11 – Política de Educação Superior
Estudo comparativo entre modelos atuais de educação superior: internacionalização e entraves à realidade brasileira (título provisório)
Ricardo Antunes – Unicamp
GT12 – Currículo
Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape
Rosanne Evangelista Dias - PROPED/UERJ
GT13 – Educação Fundamental
20 anos de publicação do livro Pedagogia Profana com Jorge Larrosa
Jorge Larossa - Universidade de Barcelona, Espanha
GT14 – Sociologia da Educação
Desigualdades educacionais na educação básica: tendências recentes no Brasil
José Francisco Soares – UFMG
GT15 – Educação Especial
Os novos reformadores: do discurso da equidade à prática da segregação
Luiz Carlos de Freitas – UNICAMP
GT16 – Educação e Comunicação
A condição pós-humana na era das tecnologias digitais
Paula Sibilia – UFF
GT17 – Filosofia da Educação
Crise da representação e a tarefa do pensamento: entre as teorias do reconhecimento e os circuitos dos afetos
Christian I. Dunker – USP
Vladimir Safatle – USP
GT18 – Educação de Jovens e adultos
Políticas de EJA implementadas nos últimos 20 anos e uma leitura no campo das políticas do novo cenário
Maria Margarida Machado – UFG
GT19 – Educação Matemática
Abordagens teórico-metodológicas de investigação utilizadas por grupos de pesquisa em Educação Matemática
Jonei Cerqueira Barbosa – UFBA
GT20 – Psicologia da Educação
O sofrimento psíquico do professor em um contexto de mercantilização da educação
Lígia Márcia Martins – UNESP
GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais
O bem viver da educação: o que dizem indígenas, negros e ciganos
Gersem José dos Santos Luciano (Gersem Baniwa) – UFAM
Coordenação: Iolanda Oliveira – UFF
GT22 – Educação Ambiental
Teoria e Ação nas pesquisas em Educação Ambiental: partilhando suspeitas epistemológicas do GT 22 da ANPEd
Silvio Gallo – UNICAMP
GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação
A ideologia de gênero e seus desdobramentos na educação brasileira
Rogério Diniz Junqueira – INEP
GT24 – Educação e Arte
Didática, docência e criação
Sandra Corazza – UFRGS
--
Minicursos
- um por GT
GT02 - História da Educação
Estatísticas do ensino como fonte para a História da Educação
Natalia de Lacerda Gil – UFRGS
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Em construção
GT04 - Didática
Didática e políticas educacionais recentes
Alda Junqueira Marin - PUC/SP
GT05 - Estado e Política Educacional
Financiamento da Educação: foco no orçamento federal
I-Juca-Pirama Camargo Gil - UFRGS
Marcos Edgar Bassi – UFSC
GT06 - Educação Popular
Internacionalização da educação popular e as exigências (e possibilidades?) no contexto Nacional
Danilo Romeu Streck - UNISINOS
GT07 - Educação de Crianças de 0 a 06 anos
Demanda Espontânea (Aguardar submissão pelo portal)
GT08 - Formação de Professores
Iniciação à docência: dilemas profissionais, aprendizagem docente e desenvolvimento profissional
José Angelo Gariglio - UFMG
GT09 - Trabalho e Educação
Educação socialista e emancipação social: concepções e experiências ao longo do século XX
Carmen Sylvia Vidigal Moraes - USP
Maria Ciavatta – UFF
GT10 - Alfabetização, leitura e escrita
Literatura infantil e a formação de leitores
Verónica Macías Andere - Consejo Puebla de Lectura, A.C. (Puebla, México)
Célia Abicalil Belmiro – GPELL-CEALE-UFMG
GT11 - Política de Educação Superior
Globalização, internacionalização e políticas supranacionais de educação superior
Gladys Beatriz Barreyro - USP
GT12 – Currículo
Discurso, hegemonia e performatividade: enfoques para a pesquisa em política de currículo a partir de Laclau e Butler
Erika Cunha - UFMT
Talita Vidal - UERJ/FEBF
Thiago Ranniery - UFRJ
GT13 - Educação Fundamental
Paradoxos da in/exclusão
Alfredo Veiga-Neto - UFRGS
Maura Corcini Lopes - UNISINOS
GT14 - Sociologia da Educação
Triangulação/combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em pesquisas na sociologia da educação
Eduardo Ribeiro da Silva - UERJ
GT15 - Educação Especial
Financiamento da educação especial: limites e desafios
Marileide Gonçalves França - UFES
Rosângela Prieto – USP
GT16 - Educação e Comunicação
Internet das Coisas
Edméa Santos - UERJ
GT17 - Filosofia da Educação
Pesquisar em Filosofia da educação entre a diferença e a precarização da vida
Pedro Pagni - UNESP-Marília
GT18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Pesquisa etnográfica: questões metodológicas de EJA, tratamento dos dados, sujeitos, fontes, novas temáticas
Ana Maria Rabelo Gomes – UFMG
GT19 - Educação Matemática
Pesquisas em Educação Matemática desenvolvidas com enfoque sociológico
Sonia Maria Clareto – UFJF
GT20 - Psicologia da Educação
Estudos sobre desenvolvimento humano: história, conceitos, polêmicas
Maria Cristina Soares de Gouvêa - UFMG
GT21 - Educação e Relações Étnico – Raciais
Elaboração de artigos e preparação para publicações em periódicos: o diálogo com a temática étnico-racial
Tânia Mara Pedroso Müller – UFF
GT22 - Educação Ambiental
Educação Ambiental Biorrizomática
Cláudio Tarouco de Azevedo – UFPel
GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação
Proposições educacionais em gênero-sexualidade e pluralismo democrático: desafios teóricos e políticos contemporâneos no contexto brasileiro
Fernando Seffner – UFRGS
GT24 - Educação e Arte
Ensino da arte na turbulência curricular contemporânea
Marilda Oliveira – UFSM