O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil - 1822/2022, em parceria com o Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE e uma rede de Mestrados Profissionais em Educação, lançou no dia 31 de maio, a Revista Brasileira de Educação Básica nº. 4. Nesse quarto número contamos com um texto de opinião da professora Alexandra Lima da Silva (UERJ) sobre o histórico de lutas e resistência da instituição. Essa edição da revista também apresenta uma indicação de leitura da professora da rede pública de Minas Gerais, Renata Capobiango, a respeito das bases neurocientíficas da aprendizagem. Além de uma entrevista com a professora Amarílis Coelho Coragem (FaE/UFMG) sobre “ser professora de arte” e um vídeo exclusivo sobre objetos de aprendizagem, realizado com professores e alunos do projeto SoFIA, do CEFET, MG. Esse número conta ainda com oito textos, que versam sobre diversos temas referentes à educação básica: oralidade na EJA, ensino de microbiologia, desafios e aprendizados no PIBID, história da educação matemática, avaliação no ensino de ciências, parceria entre universidade e escola, ensino sobre cultura local e projeto político pedagógico para a educação infantil.
Acesse a Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) nº. 4
A revista convida a todos e todas para conhecerem e divulgarem a RBEB junto aos professores e professoras do país, como leitores e também como autores e colaboradores.
A RBEB é um periódico eletrônico, trimestral de acesso livre, que tem o propósito de promover o reconhecimento da autoria de professoras e professores da escola básica, a divulgação de boas práticas e de pesquisa relacionadas à educação básica.