Neste mês de dezembro é lançada a edição n.59 da Revista Brasileira de Educação. Veja os destaques deste número no Editoral da RBE.
Editoral - Revista Brasileira de Educac?a?o v. 19 n. 59 out.-dez. 2014
Os saberes, desafios e dificuldades que envolvem a profissa?o docente e a atuac?a?o dos professores, em diferentes tempos e contextos, constituem um campo de investigac?a?o importante para a pesquisa educacional e fundamental para a formu- lac?a?o de poli?ticas para o setor. A a?rea de educac?a?o vem consolidando estudos sobre essa tema?tica, na perspectiva de melhor compreender os contornos assumidos pela profissa?o docente e a identidade desse profissional, o modo como se configuram os saberes dos professores e o impacto desses saberes e da ac?a?o docente na construc?a?o e potencializac?a?o do conhecimento escolar.
Integra, tambe?m, esses estudos, a preocupac?a?o com a formac?a?o dos professo- res. O Plano Nacional de Educac?a?o (lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014), rece?m- -promulgado, tem como uma de suas metas formar, em ni?vel de po?s-graduac?a?o, 50% dos professores da educac?a?o ba?sica. Entre as estrate?gias a serem adotadas para atingir essa metaencontram-seaampliac?a?odaofertadebolsasde estudo parapo?s-graduac?a?o,para professores da educac?a?o ba?sica, e a consolidac?a?o de uma poli?tica nacional de formac?a?o inicial de professores, associada a? garantia de formac?a?o continuada na a?rea de atuac?a?o.
Do nosso ponto de vista, e? fundamental que essas poli?ticas sejam ancoradas em resultados de pesquisas que a a?rea vem desenvolvendo sobre o tema. Sendo assim, precisamos trabalhar para ampliar a circulac?a?o dos perio?dicos acade?micos, pois esses te?m um papel fundamental na divulgac?a?o de conhecimento que podera? subsidiar os professores em formac?a?o nas suas reflexo?es e pra?ticas. Em sintonia com esse cena?rio, o presente nu?mero da Revista Brasileira de Educac?a?o traz seis textos que abordam questo?es relacionadas a? atuac?a?o e a? formac?a?o docente, elaborados com base em resultados de pesquisas recentes. Traz, ainda, outros textos que, de certo modo, tambe?m se aproximam do tema, na medida em que abordam condic?o?es sociopo- li?ticas e econo?micas que interferem na atividade docente, tais como desigualdade social, relac?o?es de poder na legitimac?a?o do conhecimento e condic?o?es estruturais da escola e do ensino.
O artigo “A construc?a?o social e histo?rica da profissa?o docente: uma si?ntese necessa?ria”, de Liba?nia Nacif Xavier, apresenta uma revisa?o anali?tica da produc?a?o teo?rica que aborda o processo de construc?a?o social e histo?rica da profissa?o docente em circulac?a?o no pai?s nos u?ltimos trinta anos. A autora indica algumas potencia- lidades teo?ricas e pra?ticas do conjunto de estudos analisados.
Maria Assunc?a?o Flores, no artigo “Discursos do profissionalismo docente: paradoxos e alternativas conceptuais”, retoma esses discursos em suas distintas concepc?o?es, caracteri?sticas e dimenso?es, em dia?logo com alguns dos autores que mais te?m se dedicado a essa tema?tica no panorama internacional. Para a autora, a ana?lise do profissionalismo docente “implica a considerac?a?o dos mu?ltiplos discursos que te?m emergido nesse domi?nio, sobretudo aqueles que se associam a?s chamadas ‘culturas de performatividade’ e de prestac?a?o de contas”.
No texto “Saberes da doce?ncia de professores da educac?a?o profissional”, Geraldo Silvestre Silva Ju?nior e Jose? A?ngelo Gariglio apresentam resultados de um estudo sobre saberes docentes de professores de disciplinas das a?reas tecnolo?gicas na educac?a?o profissional (EP). Os autores assinalam que, no contexto em questa?o, saberes da experie?ncia laboral te?m mais reconhecimento que conhecimentos advin- dos da experie?ncia docente ou de conhecimentos do campo pedago?gico.
“La autoridad de los profesores desde la perspectiva estudiantil”, de autoria de Mari?a Paula Pierella, e? um texto em que se analisa a autoridade dos professores com base em resultados obtidos em investigac?a?o realizada com estudantes universita?rios, pro?ximos a concluir os estudos, de tre?s carreiras consideradas emblema?ticas nas a?reas a que se vinculam: contador pu?blico, licenciatura em fi?sica e licenciatura em letras. Na ana?lise dos dados, a pesquisadora reconstro?i o modo como os estudantes interpretam a questa?o da autoridade dos professores, considerando reconhecimento e descre?dito.
No artigo “Teachers’ pedagogical content knowledge and its relation with students’ understanding”, os pesquisadores chilenos Raimundo Olfos, Tatiana Goldrine e Soledad Estrella apresentam resultados de estudo explorato?rio focado no ensino de frac?o?es, analisando a relac?a?o entre o conhecimento dos professores e a compreensa?o que os alunos te?m do conteu?do ensinado. O estudo constatou as- sociac?a?o significativa entre a experie?ncia de ensino do professor e a aprendizagem do aluno, mas com forte impacto de fatores socioecono?micos.
Roberto Rafael Dias da Silva analisa, no texto “Comunidades como espa- c?os de intervenc?a?o pedago?gica: um estudo da doce?ncia no ensino me?dio”, modos contempora?neos de constituic?a?o da doce?ncia nesse ni?vel de ensino no Brasil, com base nos estudos foucaultianos. O estudo que deu origem ao artigo examinou pu- blicac?o?es da revista Carta na Escola, entre os anos de 2005 e 2010, tendo como foco principal compreender como a seguridade, enquanto uma tecnologia de governo, atua na regulac?a?o da conduta de professores do ensino me?dio.
A partir de resultados de pesquisa sobre pra?ticas de educac?a?o na?o escolar, Dinora Tereza Zucchetti, Eliana Perez Gonc?alves de Moura e Magali Mendes de Menezes apresentam, no artigo intitulado “A artesania de um fazer: a pra?tica do trabalho de educadores”, um perfil do educador e categorias anali?ticas que emergem da ana?lise de entrevistas realizadas com educadores, construindo reflexo?es sobre pra?ticas de educac?a?o desenvolvidas fora do contexto escolar.
A preocupac?a?o com o sentimento de desmotivac?a?o dos professores em relac?a?o a sua profissa?o levou os pesquisadores Alberto Abrantes Esteves-Ferreira, Douglas Elias Santos e Rafael Gustavo Rigolon a realizarem um estudo comparativo para avaliar a presenc?a de sintomas da si?ndrome de burnout entre profissionais do ensino pu?blico e privado no munici?pio de Vic?osa, MG, buscando identificar que grupo estaria mais predisposto a essa si?ndrome. Os resultados sa?o apresentados no artigo intitulado “Avaliac?a?o comparativa dos sintomas da si?ndrome de burnout em professores de escolas pu?blicas e privadas”.
No texto “Avanc?os e retrocessos da educac?a?o em Angola”, a pesquisadora angolana Ermelinda Liberato descreve e analisa o percurso do sistema educa- cional de seu pai?s, tendo como foco de discussa?o as medidas mais emblema?ticas, oferecendo subsi?dios para uma melhor compreensa?o do cena?rio atual da educac?a?o naquele contexto.
Desigualdade social e qualidade da educac?a?o configuram a tema?tica articu- ladora do ensaio “La calidad de la educacio?n como parte del problema. Educacio?n escolar y desigualdad en Chile”, de autoria de Eduardo Cavieres Ferna?ndez. O autor discute criticamente a ideia de que a melhora da qualidade educativa nos estabe- lecimentos escolares chilenos seja parte da soluc?a?o da crise do sistema educacional do Chile, apontando-a, ao contra?rio, como parte do problema, na medida em que esta? associada a? privatizac?a?o dos centros escolares.
Claudia Miranda apresenta, no artigo “Afro-colombianidade e outras narrativas: a Educac?a?o Pro?pria como agenda emergente”, algumas ana?lises sobre o movimento social afro-colombiano e sua agenda poli?tica em defesa da chama- da Educac?a?o Pro?pria. As ana?lises tiveram como foco as cri?ticas aos modelos de poli?ticas de “inclusa?o”, apresentadas em fo?runs organizados na Colo?mbia e no seu entorno, e a participac?a?o dos ativistas do movimento no intuito de garantir ac?o?es estrate?gicas.
O artigo “Educac?a?o do MST e crise do paradigma moderno de cie?ncia”, de autoria de Rui Gomes de Mattos de Mesquita e Gisele Wanessa do Nascimento, faz uma ana?lise do princi?pio metodolo?gico da alterna?ncia nas pra?ticas pedago?gicas do PRONERA, buscando identificar a ac?a?o criativa no modelo de atuac?a?o pedago?gica dos ativistas e dirigentes do Movimento Sem Terra.
Lui?s Antonio Groppo apresenta a resenha do livro Gesta?o educacional: amigos da escola em ac?a?o, de Adolfo Ignacio Caldero?n, Elza Maria Tavares Silva; Maria Ange?lica Batista e Neusa Haruka Sezaki Gritti, na qual assinala que o grande me?rito da obra e? o de analisar o Programa Amigos da Escola “como quem nunca tivesse ouvido falar dele e, ao estilo da melhor sociologia, ouvindo todos os envolvidos com o programa e muitos outros que se dispuseram a falar sobre ele”.
A RBE espera, com mais esta publicac?a?o, seguir promovendo o necessa?rio dia?logo entre pares, qualificando assim a pesquisa educacional no pai?s.
A Comissa?o Editorial Rio de Janeiro, outubro de 2014