* Relato de Márcia Santos Ferreira – Coordenadora FORPREd
Nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2015 realizou-se na sede da CAPES, em Brasília, o Seminário de Acompanhamento de Meio Termo da área de Educação. Nele, reuniram-se os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação Acadêmicos e Profissionais, o coordenador e o coordenador adjunto da área da Educação, assim como o diretor de Avaliação da Capes e técnicos responsáveis pela Plataforma Sucupira.
Os coordenadores de programas e a coordenação do FORPREd encontraram um ambiente favorável ao diálogo com a coordenação de área, no qual o principal propósito foi a discussão para o aprimoramento da avaliação, dadas as mudanças decorrentes da ampliação do período de avaliação para quatro anos, do processo de implantação da Plataforma Sucupira e dos cortes orçamentários para a pós-graduação e pesquisa no Brasil.
Seminário recebeu coordenadores das áreas de Direito, Astronomia/Física, Economia, Letras/Linguística e Educação (Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes)
Os debates recuperaram as discussões que já haviam ocorrido nas reuniões regionais do FORPREd e avançaram em momentos em que os coordenadores de programas de todas as regiões do país apresentavam suas posições a respeito dos temas em debate e em momentos de diálogo com os membros da coordenação de área da Educação da CAPES presentes, os professores Romualdo Portela de Oliveira e Nelson Cardoso Amaral.
O intuito colocado pela coordenação de área não foi o de fechar as discussões em Brasília, mas de definir uma agenda de debates para a redefinição do documento de área para o quadriênio 2013/2016 até o final de 2015. A continuidade das discussões já está agendada para a reunião do FORPREd em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de outubro, dias que antecedem a 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Nessa ocasião, os resultados alcançados por quatro comissões de estudos que foram definidas em Brasília serão socializados, assim como haverá, durante a 37ª RN, participação da coordenação da área da Educação, da coordenação do FORPREd e do FOMPE em mesas e sessões de conversas.
Os principais temas em discussão no seminário de acompanhamento foram: financiamento à pós-graduação e pesquisa em Educação; relações da área da Educação com a área de Ensino; mestrados acadêmicos e profissionais; problemas e potencialidades da Plataforma Sucupira; ficha de avaliação da área da Educação; internacionalização dos programas.
O diretor de Avaliação da CAPES, Prof. Arlindo Phillipi Jr., mostrou-se bastante receptivo ao diálogo, abrindo espaço ao questionamento em relação à prioridade atribuída à área da Educação na CAPES e à viabilidade da atualização das informações na Plataforma Sucupira referentes a todos os anos do quadriênio em momento mais próximo ao seu término, de forma a possibilitar um maior acesso da área às diversas formas de financiamento, por um lado e, por outro, a disponibilização de dados mais completos e atualizados à comissão de avaliação dos programas no quadriênio 2013/2016.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos coordenadores para obtenção de financiamento para sua viagem a Brasília, o Seminário de Acompanhamento contou com participação significativa, seja de forma presencial seja por meio de videoconferência.
Ao final do seminário, os coordenadores aprovaram o conteúdo de carta sobre os cortes de recursos e suas repercussões no alcance das metas relativas à pós-graduação do PNE, que já foi divulgada no site da ANPEd.