A ANPEd constituiu, no dia 04 de abril de 2012 (através da portaria nº 003/2012), uma Comissão de Estudo do Estatuto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Em breve, a Diretoria da Anped irá disponibilizar para os associados o relatório da Comissão por meio do seu Portal, tendo em vista a discussão do Estatuto. O texto também será publicado em livro de relatório, a ser entregue para os inscritos na 35ª RA.
As contribuições apresentadas pela Comissão e sistematizadas no relatório, a partir das discussões realizadas em todo o processo de trabalho, vão subsidiar a diretoria da Anped e a Assembleia Geral Extraordinária no debate e na redefinição no ordenamento jurídico que vai orientar a atuação da Associação.
Sobre a Comissão e encaminhamentos
A nomeação da Comissão pela presidente da ANPEd teve como finalidade realizar estudos e propor mudanças no atual estatuto da entidade, visando adequá-lo às atuais demandas decorrentes desse processo de mudança.
Integraram a Comissão: Aída Monteiro (UFPE), Antônio Cabral Neto – Coordenador (UFRN), Antônio Lisboa Leitão de Souza (UFCG), Bernadete Gatti (FCC), João Ferreira de Oliveira (UFG), José Gondra (UERJ), Leda Scheibe (UFSC) e Lisete Arelaro (USP).
O Estatuto será objeto de modificação na 35ª RA. Para isso foi convocada uma Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 23 de outubro de 2012, no Convention Center 2 (Salão Baobá), situado no Hotel Armação – Porto de Galinhas – Ipojucas (PE).
A Comissão analisou vários temas, dentre os quais: a periodicidade da reunião, a organização e operacionalização das reuniões nacional (RA) e regionais, o planejamento das reuniões regionais e sua articulação com a diretoria da Anped, a composição da diretoria, o uso da logomarca Anped, o tratamento da RBE no âmbito do estatuto.