Ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Sr. Marcos Cesar Pontes
Ao Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq -, Prof. Dr. João Luiz Filgueiras de Azevedo
Como membros dos Comitês de Assessoramento das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas junto ao CNPq, vimos rechaçar com veemência a Portaria MCTIC nº 1.122, de 19.03.2020, que pretende “definir as prioridades, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020 a 2023”.
Além do conteúdo totalmente parcial em relação à produção de conhecimento científico nas universidades brasileiras, que elege como prioritárias e estratégicas apenas áreas diretamente ligadas à produção de tecnologias, revelando uma visão limitada e enviesada do que seja a ciência, causa espécie que tais decisões sejam tomadas sem qualquer diálogo com a comunidade científica, seja com associações científicas seja com os membros dos comitês que representam junto ao CNPq as diversas áreas do conhecimento.
Por isso, reivindicamos a revogação imediata dessa Portaria, que absolutamente não representa nem os interesses e princípios da comunidade científica nem os da sociedade como um todo, contradizendo os objetivos e valores do desenvolvimento sustentável e equilibrado da ciência no Brasil.
Atenciosamente,
Comitê Assessor de Administração, Contabilidade e Economia
Comitê Assessor de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia
Comitê Assessor de Arquitetura e Urbanismo, Demografia, Geografia Humana, Geografia Física, Planejamento Urbano e Regional e Turismo
Comitê Assessor de Artes, Ciência da Informação, Museologia e Comunicação
Comitê Assessor de Divulgação Científica
Comitê Assessor de Educação
Comitê Assessor de Filosofia e Teologia
Comitê Assessor de História
Comitê Assessor de Letras e Linguística
Comitê Assessor de Psicologia