André de Avila Ramos, professor de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), desenvolve, há seis anos, o projeto Imagine: formando educadores para uma docência multicultural, inclusiva e inovadora, por meio do qual favorece a aproximação entre estudantes da universidade e comunidades rurais e indígenas, proporcionando a troca de conhecimentos e saberes locais, atravessando fronteiras geográficas e culturais.
Rafaela Fetzner Drey, docente do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), buscou oferecer experiências práticas de ensino para estudantes de Licenciatura em Letras, que, em sua maioria, não trazem vivências prévias como docentes. O projeto O ensino de Língua Inglesa na prática: micropráticas de ensino de Inglês para a comunidade como estratégia de formação inicial de professores de língua estrangeira foi realizado em parceria com uma escola pública e permitiu a articulação entre pesquisa, ensino e extensão.
Taitiâny Kárita Bonzanini, professora na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Universidade de São Paulo), conseguiu sensibilizar e motivar alunos das licenciaturas em Biologia e em Ciências Agrárias para a docência com o projeto A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas concebidas com o intuito de promover a articulação entre formação teórica e prática pedagógica com ações desenvolvidas no Tempo Universidade e no Tempo Escola.
“A cada nova Edição do PPRMM, temos recebido projetos que retratam o empenho de formadores de professores em ensinar a ensinar. Muitos deles relatam as transformações que a experiência provocou nos futuros professores e neles próprios. E a oportunidade de registrar, discutir e compartilhar essa vivência potencializa o sentimento de que há caminhos possíveis e alternativas diversas no contexto da formação inicial de professores”, avaliam Patrícia Albieri de Almeida e Gisela Lobo Tartuce, coordenadoras do Prêmio e pesquisadoras do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC.
Elas comentam ainda que, nesta Edição, uma boa surpresa foi ter uma das finalistas do ano passado (Taitiâny Kárita Bonzanini) entre os vencedores de 2019, o que deve motivar outros candidatos a submeterem novamente seus projetos.
A comissão julgadora considerou a originalidade das estratégias pedagógicas adotadas que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do projeto, visando à aprendizagem do futuro professor da educação básica. Com as propostas, os professores finalistas demonstram que é possível e produtivo aproximar a universidade da escola pública. Outro ponto em comum entre as três iniciativas, e um dos critérios usados na seleção do Prêmio, é a possibilidade de replicabilidade das experiências em outros contextos.
Cada um dos vencedores receberá um prêmio de R$ 20 mil, diploma e troféu – uma réplica da escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. Além disso, os projetos serão publicados na íntegra na próxima série Textos FCC – publicação da Fundação Carlos Chagas, que visa a subsidiar outras iniciativas e divulgar as experiências aos públicos interessados na temática.
Contato com a imprensa: Andréa Pineda (11) 98426-6726 e andrea.pineda@gmail.com
Serviço
Cerimônia de Premiação da 9ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques
Data: 22/11/2019, das 9h às 13h
Local: Auditório Prof. Dr. Ângelo Barone Netto
Av. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala, São Paulo - SP
Informações sobre o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques e resultados das edições anteriores em www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques/
Credenciamento para imprensa: premiomurilomarques@gmail.com