Pesquisadores recebem Homenagem Cora Coralina durante 36a Reunião Nacional da Anped em Goiânia

A ANPEd fará a entrega das menções honrosas da Homenagem Cora Coralina no dia 1. de outubro, às 19h, em cerimônia realizada durante a 36a Reunião Nacional da ANPEd.

Serão concedidas 15 menções honrosas a pesquisadores de reconhecidas competência e contribuição para a inclusão social na área da Educação. O processo de escolha ocorreu através de indicação aberta aos associados no portal da ANPEd (votação encerrada no dia 6 de agosto), realizada por meio do edital Anped 02/2013.

A homenagem leva o nome de Cora Coralina (1889-1885), poetisa goiana que deixou um importante legado à Educação brasileira.

A 36a Reunião Nacional da ANPEd será realizada entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro no Campus II (Samambaia) da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Clique aqui para mais informações.

·      Confira abaixo os pesquisadores que receberão a Homenagem Cora Coralina, a partir das áreas de conhecimento nas quais foram indicados, além de um breve currículo de cada um deles.

1) Educação e Desigualdade social - Gaudêncio Frigotto

2) Educação Integral - Jaqueline Moll

3) Educação para Direitos Humanos - Vera Maria Candau

4) Educação Ambiental - Michele Sato

5) Educação e Diversidade - Ana Canen

6) Educação do Campo - Miguel Arroyo

7) Educação Indígena - Rosa Helena Dias da Silva

8) Educação das Relações Étnico-raciais - Nilma Lino Gomes

9) Alfabetização - Magda Becker Soares

10) Educação de Jovens e Adultos – Maria Margarida Machado

11) Educação Especial -  Julio Romero Ferreira

12) Educação e Gênero - Guacira Lopes Louro

13) Educação e Diversidade Sexual - Anderson Ferrari

14) Educação e Juventude - Marília Pontes Sposito

15) Educação da Pequena Infância - Sônia Kramer

Conheça um pouco mais dos pesquisadores homenageados:

Gaudêncio Frigotto

Possui graduação e Bacharel m Filosofia pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Titular em, Economia Política da Educação aposentado - na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador AI - Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq). Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente. Coordenador do Grupo CNPQ - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, educação básica, educação técnica na perspectiva da politecnia, educação e a especificidade das relações de classe do capitalismo no Brasil. Ao longo de mais de 30, anos atuou e atua na graduação e, especialmente na pós graduação. Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos. Publicou sessenta e um artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, é autor ou coautor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros. Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação (ANPED). Foi membro representante do Brasil no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), com sede em Buenos Aires e fundador e coordenador do G T Trabalho e Exclusão Social do mesmo Conselho. Atualmente é membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na cidade do México. Membro do Comitê Científico de duas revistas internacionais e oito nacionais. Foi eleito como personalidade educacional no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011, uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jornal Folha Dirigida e Associação Brasileira de Educação (ABE).

Jaqueline Moll

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1986), especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998 tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona (1997). Foi Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, assessora da Presidência do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Diretora de Políticas, Educação Profissional e Tecnológica da SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, criadora e articuladora do PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e atualmente é Diretora de Currículos e Educação Integral, na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas públicas e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, currículo, fracasso escolar, pedagogias urbanas e relações entre escola e cidade. 

Vera Maria Candau

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educção pela Universidad Complutense de Madrid . Realizou também estudos no nível de pós-graduação na Universidade católica de Louvain (Bélgica ) Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde o escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). Suas principais áreas de atuação são: educação multi/intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as É pesquisadora 1A do CNPq.

Michele Sato

MICHÈLE SATO possui licenciatura em Biologia (São Paulo, SP), mestrado em Filosofia (Norwich, Inglaterra), doutorado em Ciências (São Carlos, SP) e pós-doutorado em Educação (Montréal, Canadá). É docente associada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] e líder do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), além de colaboradora em várias outras universidades nacionais e estrangeiras. Colabora nas comissões editoriais de diversos periódicos e é articuladora de diversas redes potencialmente ambientais. Possui várias experiências nacionais e internacionais, é bolsista produtividade do CNPq e membro do Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso.

Ana Canen

Ana Canen é PhD em Educação pela University of Glasgow . Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais bem como livros publicados/organizados, e vários trabalhos em anais de eventos. Tem sido Palestrante/Conferencista convidada em diversas instituições. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional. Maiores deathes sobre suas pesquisas e produção acadêmica são obtidas abaixo.

Miguel Arroyo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) - Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Rosa Helena Dias da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (1998). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena e movimento de professores indígenas. Coordenou o Curso de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação/UFAM, de 2008 a maio/2013. Atua principalmente nos seguintes temas: educação e povos indígenas, ensino superior e políticas afirmativas, povos indígenas e direito à diferença, diversidade cultural na amazônia, formação de professores e diversidade cultural, licenciatura específica para formação de professores indígenas.

Nilma Lino Gomes

Pedadogoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra. É professora da graduação e pós-graduação da FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NERA) e do GT21 Educação e Relações Étnico-Raciais da ANPED (Gestão 2012-2013). É também membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Atualmente, é reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB.

Magda Becker Soares

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953) e doutorado em Doutora em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962). Atualmente é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, membro de comite assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consulta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e conselheira - Communitee Economique Europeen. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizacao, letramento,escrita, ensino, leitura e formacao de professores.

Maria Margarida Machado

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Foi vice-diretora e coordenadora de graduação da Faculdade de Educação da UFG, no período de 2002 a 2004. No período de 2004 a 2006 foi coordenadora pedagógica do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SECAD/MEC. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás, vice-diretora da Faculdade de Educação. Atua em pesquisas nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, experiência municipal de EJA, formação de professores, políticas educacionais e política de educação em Goiás. Coordena o Projeto Centro Memória Viva - Documentação e referência em EJA, educação popular e movimentos sociais do Centro Oeste.

Julio Romero Ferreira

Julio Romero Ferreira concluiu o doutorado em Educacão pela Universidade Estadual de Campinas em 1989. Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba - Instituto Educacional Piracicabano. Publicou 16 artigos em periódicos especializados e 45 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capitulos de livros e 3 livros publicados. Possui 61 itens de produção técnica. Participou de 30 eventos no Brasil. Orientou 44 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado, alem de ter orientado 2 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de educação e psicologia. Atua na área de educacão. Em suas atividades profissionais interagiu com 22 colaboradores em co-autorias de trabalhos cientificos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnologica e artístico-cultural são: educação especial, inclusão, política educacional, pós-graduação, deficiência mental, formação de professores, políticas públicas, produção discente, educação física e inclusão escolar.

Guacira Lopes Louro

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), Mestre em Educação pela mesma Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi fundadora do GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero) e participa deste grupo de pesquisa desde 1990. Tem publicado livros, artigos e capítulos, bem como orientado dissertações e teses sobre questões de gênero, sexualidade e teoria queer em articulação com o campo da Educação. Suas pesquisas atuais voltam-se para estudos queer, cinema e pedagogias da sexualidade.

Anderson Ferrari

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), graduação em Bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFJF, lecionando as disciplinas de Prática Escolar, Fundamentos Teórico-metodológico em História e Didática e Prática do Ensino de História. É professor permanente do PPGE/UFJF (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem Conhecimento e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, sexualidade, currículo e homossexualidade. Em 2010 desenvolveu o período de pós doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, trabalhando com a relação entre Cultura Visual, Educação e Homossexualidades.

Marília Pontes Sposito

 

possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado (1989) e livre-docência em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou pós-doutorado na EHESS/Paris, em 1992 e a partir de 2003, mediante concurso público, tornou-se professora titular em Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da USP, cargo que exerce até a presença data. Atualmente é vice-diretora da Faculdade de Educação da USP. Desenvolve pesquisa em Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia da Ação coletiva e dos Movimentos Sociais. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq a partir de 1990.

Sônia Kramer

 

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Pós-doutorado na New York University. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil e o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita. Coordena o grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC).

·      Fonte: Lattes