Pesquisa investiga os desafios e as estratégias utilizadas pelos professores com os alunos com deficiência durante a pandemia

Entre os dias 10 e 27 de julho, professoras e professores de todo o país que atuam na educação básica estão convidados a responder à consulta on-line sobre os desafios enfrentados para assegurar o acesso e a participação dos alunos público-alvo da educação especial (com deficiência, autismo e altas habilidades), no contexto da pandemia da Covid-19. O estudo visa ainda a identificar quais estratégias têm sido adotadas para garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva. O questionário on-line também está traduzido para a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e acessível para pessoas com deficiência visual. 

A iniciativa é coordenada pela UFABC (Universidade Federal do ABC) em parceria com a FCC (Fundação Carlos Chagas), a FE-USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) e a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Participam do estudo as pesquisadoras: Kate Kumada, do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC; Adriana Pagaime e Amélia Artes, do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC; Rosângela Gavioli Prieto e Silvana Lucena dos Santos Drago, da FE/USP; e o pesquisador Douglas Christian Ferrari Melo, da UFES.

Receio de ampliação das desigualdades

Em todo o país, mais de 1,25 milhão de alunos público-alvo da educação especial estão matriculados na educação básica, a maioria deles (87,1%) em classes comuns.

Estudos indicam que o contexto da pandemia tem acirrado ainda mais as desigualdades. Com isso, é grande a preocupação com os alunos público-alvo da educação especial, que historicamente enfrentam inúmeras barreiras para acessar e permanecer nas instituições de ensino e terem assegurado o direito à educação.

O grupo de pesquisa espera que o estudo identifique as diversas práticas que têm sido desenvolvidas em diferentes regiões brasileiras e contribua com o compartilhamento dessas experiências e com o debate público sobre esse importante tema.

Sobre a pesquisa

O questionário é parte integrante de uma pesquisa mais ampla sobre as atividades docentes em tempos de isolamento social e suas expectativas para o período pós-pandemia. Entre os dias 30 de abril e 10 de maio, a FCC realizou a primeira consulta on-line, que contou com a participação de mais de 14 mil docentes de todo o país. Os resultados estão disponíveis no primeiro informe da pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.

Serviço
Link do questionário: https://pt.surveymonkey.com/r/PesquisaInclusaoEscolar

Período de coleta das respostas: 10 a 27 de julho de 2020

Mais informações: bit.ly/FCC_PesquisaInclusaoEscolar

Contato: pesquisainclusaoescolar@gmail.com