É com imenso pesar que comunicamos o falecimento da Profa. Dra. Conceição Paludo, pesquisadora do GT 09 da ANPEd (Trabalho e Educação), neste dia 03 de maio, aos 67 anos. Nos conforta o fato dela ter deixado marcado, nos corações e mentes de colegas, estudantes e todos que com ela conviveram, um sorriso largo e generoso que vamos carregar para sempre conosco.
Conceição é referência para os estudos e práticas de Educação Popular, Educação do Campo e Trabalho-Educação e suas interfaces. A sua rigorosa produção intelectual foi orientada por seu comprometimento político com uma sociedade justa e democrática. Manteve-se permanentemente vinculada aos movimentos sociais populares. Sem dúvida, uma companheira professora pesquisadora que levou a sério a proposição de Marx que “os filósofos [e as filósofas] têm apensa interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”.
Sua insistente crítica, baseada na convicção de que haveria de ir à raiz dos problemas da sociedade capitalista – da educação em particular, contribuiu, imensamente, para a formação de estudantes e pesquisadores da área. Estamos todos e todas por aí, carregando suas lições. Conceição Paludo, carinhosamente chamada de Cuti, pode ser definida como uma construtora “sentirpensante” de sonhos coletivos. São incontáveis as iniciativas, em que esteve diretamente envolvida, de criação de grupos para transformar o mundo e a educação dentro e fora da universidade.
Que sua persistente, pertinente e consequente atuação político-investigativa-pedagógica transformadora continue presente entre nós de forma muito viva!
Afinal, como nos ensinou Mario Quintana,
DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas
Conceição! Presente!
GT09 Trabalho e Educação
Diretoria ANPEd Mais Presente