Nota de Consternação pela morte da professora Heley de Abreu Silva Batista e Solidariedade a todos os profissionais de educação e famílias de Janaúba-MG
A ANPEd por meio desta nota pública lamenta profundamente a tragédia ocorrida na cidade de Janaúba-MG que vitimou fatalmente 9 crianças, uma professora e deixou, ainda, outras crianças e profissionais da educação feridos.
Expressamos, em especial, nosso reconhecimento pela desmedida coragem da professora Heley de Abreu Silva Batista para salvar as crianças da creche em chamas.
Nesta oportunidade, nos solidarizamos também com os demais profissionais da educação da creche “Gente Inocente” que defenderam as crianças diante da tragédia. Expressamos nossa solidariedade com as famílias do município de Janaúba (MG) que tiveram seus filhos vitimados.
Na semana em que o Brasil comemora o dia da criança e o dia do professor, a ação da professora carrega todo simbolismo e compromisso com a educação nas suas dimensões mais densas do cuidar e do educar. É preciso que as políticas públicas tenham como direção a proteção social; só assim pode-se viver em sociedade de forma coletiva.
ANPEd, 09 de Outubro de 2017.
****
Acesse a nota em pdf na Biblioteca Digital da ANPEd