NOTA EM DEFESA DO ORÇAMENTO DO CNPQ
Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2016
Exmo. Sr. Gilberto Kassab
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Exmo. Ministro,
Diante do contingenciamento das verbas do CNPq e da ameaça de cortes de investimentos na pesquisa, com profundos riscos para o desenvolvimento científico e tecnológico, para a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos no país, nós Pró-Reitores de Pós-graduação e Pesquisa, em nome da comunidade de nossos alunos, professores e pesquisadores, manifestamos nossa posição em defesa da integridade do orçamento do CNPq.
Restrições orçamentárias vêm sendo realizadas a despeito da ampliação do quadro de pesquisadores e do número de Programas de Pós- graduação, o que demanda, ao contrário, incremento de verbas em Ciência, Tecnologia e Inovação. Justamente em momentos de crise, o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação é fundamental para a superação das adversidades, para o retorno do crescimento econômico e, ainda mais importante, para a melhoria da qualidade de vida da população.
O CNPq historicamente vem assumindo um papel central na política acadêmico-científica do país, com diretrizes e foco distintos dos de outras agências de fomento. Qualquer descontinuidade nos investimentos acarreta em efeitos altamente prejudiciais que não são revertidos facilmente.
Assim, reiteramos nossa posição contrária a que novos cortes sejam impostos ao orçamento do CNPq, e declaramos nossa disposição em colaborar no sentido de viabilizar possíveis parcerias, e apoiar iniciativas voltadas para o aumento de recursos que leve à reversão desta atual situação restritiva e à recuperação deste órgão que é um patrimônio da sociedade brasileira.
Atenciosamente,
PUC-Rio / Prof. Dr. Paulo Cesar Duque Estrada
UNIRIO / Profa. Dra. Evelyn Orrico
UERJ / Prof. Dr. Egberto Gaspar de Moura
UFF / Prof. Dr. Roberto Kant de Lima
CEFET-RJ / Prof. Dr. Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco UNIGRANRIO / Prof. Dr. Emilio Antonio Francischetti