Acontece nesta terça (6) a abertura do Minicurso “Produzir e publicar resenhas de livros: por que e como?”, da revista multilingue Resenhas Educativas/Education Review, que possui convênio com a ANPEd. Na ocasião haverá uma mesa-redonda sobre resenhas no contexto internacional, com transmissão aberta pelo Youtube da Associação, a partir de 18h. Já a partir do dia 13 de abril o Minicurso promove atividades exclusivas para os participantes, com inscrições já encerradas.
A ANPEd estabeleceu, em janeiro de 2019, um acordo de cooperação com a Education Review, revista eletrônica multilíngue especializada na publicação de resenhas de livros, mantida pela Universidade do Estado do Arizona - ASU, nos EUA. Por este acordo, a Education Review passa a ter uma interface em Língua Portuguesa, com Co-editoria e Comitê Editorial próprios, dedicados à divulgação de livros e resenhas brasileiros. Assim passamos a ser Education Review/ Resenhas Educativas.
Abril: novos livros disponíveis para resenha
A revista publicou no último dia 31 de março duas novas resenhas. A primeira de João Carlos Gino sobre a obra de Ana Cristina Padro de Oliveira intitulada “Gestão, Liderança e Clima Escolar” (Appris, 2018). E a resenha de Edimara Domingues Rodrigues sobre a obra organizada por Odair Sass, intulada “Educação e regimes ditatoriais: 50 anos do golpe militar no Brasil” (Junqueira & Marin, 2018). Para ler as resenhas acesse a página da revista: https://edrev.asu.edu/index.php/ER
No último mês de março o Comitê Editorial da Resenhas Educativas avaliou os livros submetidos pelos Grupos de Trabalho da ANPEd para serem colocados à disposição de resenhadores/as. Foram recebidos e aprovados 16 livros de 6 Grupos de Trabalhos. A partir de abril os livros começam a ser colocados à disposição dos resenhadores. A cada mês 5 livros estarão com chamada aberta para receberem propostas de resenhas. Para fazer a resenha de um livro, os interessados devem acessar a página da revista, localizar o livro que está interessado em analisar e enviar, via sistema da ER, a proposta em um parágrafo para a comissão editorial. Depois de aprovada a intenção o proponente terá 30 dias para encaminhar a resenha. A resenha sempre passa por avaliação por pares, o que possibilita a qualidade do diálogo acadêmico pelos pareceristas ad doc.