Local: Universidade da República do Uruguai - Montevidéu
Organização: Associação Latinoamericano de Filosofia da Educação – ALFE, Instituto de Educação, Depto. de História e Filosofia da Educação da Udelar – Profa. Dra. Andrea Díaz
Data: 21 a 23 março de 2013
Informações: http://www.alfe-filosofiadelaeducacion.org/ e
http://2docongresofilosofiadelaeducacion.blogspot.com.br/
Tema geral: Filosofia da Educação: tradição e atualidade
A Filosofia da Educação encontra-se, na atualidade, ausente dos grandes debates que projetam sua definição, seu perfil e seu alcance. De um lado, ela sela um forte compromisso com sua tradição, legado que vem dos povos gregos, bem como das variadas produções culturais dos povos das Américas; de outro, buscando atualizar sua vocação humanista, ela pretende contribuir para pensar os grandes desafios que se apresentam para a realidade latinoamericana e mundial: as provocações gravíssimas da violência em seus múltiplos níveis, os objetivos da democracia, a justiça social e a pobreza.
A Filosofia nasce na Grécia como uma grande aposta educativa que vincula o mestre ao discípulo por meio da inquietude, do cuidado de si, ligado ao autoconhecimento. A Filosofia foi, na Antiguidade, um estilo de vida, uma arte da existência. No coração mesmo dessa tradição, vemos uma busca inacabada pela sabedoria, que acontece por meio do diálogo do mestre com seus discípulos.
A Filosofia da Educação, na medida em que se afirma como disciplina, a partir da leitura e da releitura de sua própria tradição, avança respondendo aos mais prementes temas e desafíos da realidade contemporânea. Educação é, em definitivo, tudo o que conforma o humano. A Filosofia é chamada a transformar toda a realidade, a partir de uma proposta ético-educativa, transformadora e revolucionária. Não podemos falar de Filosofia sem educação, tampouco de Educação sem Filosofia. A Filosofia segue tendo o que dizer e o que propor acerca da tarefa educativa. Por sua vez, todos investigadores em educação dificilmente deixam de tocar em problemas filosóficos em seus trabalhos. É por tudo isso que o Congresso nos convida a construir coletivamente um campo aberto às contribuições de cada um, considerando a riqueza da proudução filosófica em educação dos países da América Latina.
Público-alvo: Membros da ALFE, estudantes, professores, licenciados, Mestres e Doutores em Filosofia, em Educação e em outras áreas de instituições de educação superior da América Latina associadas aos temas do Congresso.
Inscrições com apresentação de trabalhos: trabalho concluído/trabalho em andamento: de 01/07/2012 a 01/09/2012 – enviar diretamente ao correio eletrônico – educacionfilosofia2@gmail.com
Inscrição sem apresentação de trabalho – Enviar a inscrição para educacionfilosofia2@gmail.com, até 01/11/2012.
Regras para o encaminhamento de trabalho:
O II Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação receberá propostas para a apresentação em formato de trabalho concluído ou formato de trabalho em andamento. É preciso que a proposta indique o eixo temático a que pertence e siga rigorosomente as regras abaixo indicadas e cumpra com os prazos de entrega. Os eixos temáticos são os seguintes:
Eixos temáticos:
1) A Filosofia da Educação como disciplina: exigências, alcance, campos conexo;
2) O passado: as concepções filosóficas da educação na história;
3) A Filosofia da Educação e seus problemas atuais;
4) A vontade da Filosofia da Educação de “intervenção” na realidade social;
5) Novos desafios no ensino de Filosofía.
Normas para a elaboração do resumo para avaliação do comitê científico:
O trabalho deverá ser enviado como arquivo.doc ou equivalente, com espaço simples, apresentando, ao final, três palabras-chave. A fonte da letra deverá ser Times New Roman, tamanho 12. O resumo deverá contemplar os seguintes aspectos: objetivo, problema e justificativa.
Além do resumo, deverá ser anexada a seguinte informação:
- (i) Trabalho completo (ii) Trabalho em andamento;
- Eixo temático;
- No assunto do correio eletrônico deverá ser feita a indicação segundo o exemplo: (i) Trabalho completo – Nome do Eixo temático; (ii) Trabalho em andamento – Nome do Eixo temático; isto é, deverá ser incluída a modalidade e o eixo temático. Ao salvar o arquivo, a proposta deve eliminar elementos que possam identificar o autor.
Avaliação dos Resumos:
A avaliação das propostas considerará os seguintes critérios:
(i) Relevância e pertinência da proposta para as discussões relacionadas com os eixos temáticos do II Congresso Latinoamericano de Filosofía da Educação;
(ii) Interlocução e contribuição para a área de Filosofía da educação e
(iii) Rigor nos aspectos formais e de conteúdo solicitados.
Publicação dos trabalhos no Caderno de Resumos do Congresso:
A organização do II Congresso divulgará a lista dos trabalhos aprovados (01/11/2012), no portal da ALFE, com as regras para a publicação de trabalhos no Caderno de Resumos. Os trabalhos completos serão publicados no portal da ALFE, no endereço: http://www.alfe-filosofiadelaeducacion.org/
Custos para partipação
|
|
|
|
|
|
|
Estrangeiros |
Uruguaios |
|
|
|
Dólares Americanos |
Pesos uruguaios |
|
|
Com apresentação de trabalho |
65 |
1.300 |
|
|
Sem apresentação de trabalho |
40 |
800 |
|
|
|
|
|
|
Comitê Científico
Alexandre Simão de Freitas – Universidade Federal do Pernambuco
Ana María Valle Vázquez - Universidad Nacional Autónoma de México
Andrea Díaz Genis - Universidad de la República del Uruguay
Andrés Mejía Delgadillo - Universidad de los Andes - Bogotá
Ángela Medeiros Santi – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avelino da Rosa Oliveira – Universidade Federal de Pelotas
Claudio A. Dalbosco – Universidade Passo Fundo
Diego Barragán - Universidad de la Salle - Bogotá
Divino José da Silva – Universidade Estadual Paulista
Elisete Tomazetti – Universidade Federal de Santa Maria
Enrique Puchet – Universidad de la República del Uruguay
Hilda Patiño - Universidad Iberoamericana de la ciudad de México - México
José Pedro Boufleuer – Unijuí – Universidade Regional
Leoni Henning – Universidade Estadual de Londrina
Leopoldo Arteaga Ramírez – Universidad Ricardo Palma, Perú
Luiz Roberto Gomes – Universidade Federal de São Carlos
Márcio Danelon – Universidade Federal de Uberlândia
Marisa Meza - Universidade Católica de Chile
Martín López Calva - Universidad Iberoamericana Puebla - México
Mauricio Langon- Instituto de Profesores Artigas - Uruguay
Nadja Hermmann - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pedro Ângelo Pagni - Universidade Estadual Paulista
Pedro Gontijo – Universidade de Brasilia
Renato Huarte - Universidad Nacional Autónoma de México
Samuel Mendonça – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Silvio D. Oliveira Gallo – Universidade Estadual de Campinas
Sonia Vásquez - Universidade Católica de Chile
Walter Omar Kohan – Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Comitê organizador local: Andrea Díaz Genis, Enrique Puchet, Gláucia Figueredo, Marina Leticia Camejo, Gerardo Garay, Antonio Romano, Helena Modzelewski, Limber Santos, Nicolás Jara, Natalia Barraco, Adriana de los Santos, Roselén Schiaffino, Máximo Núñez, Álvaro Rodríguez. Universidad de la República Oriental del Uruguay
Comitê organizador latinoamericano
Ana María Valle Vázquez - Universidad Nacional Autónoma de México
Andrés Mejía Delgadillo - Universidad de los Andes
Angela Medeiros Santi – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Leopoldo Arteaga Ramírez –Universidad Ricardo Palma, Perú
Marisa Meza - Universidad Católica de Chile
Martín López Calva - Universidad Iberoamericana Puebla-México
Renato Huarte -Universidad Nacional Autónoma de México
Samuel Mendonça – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Silvio Gallo – Universidade Estadual de Campinas
Sonia Vásquez - Universidad Católica de Chile