Será realizada nos dias 19 e 20 de agosto a segunda edição do CONEPEd - Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação. O evento é exclusivo e gratuito para associadas/os quites e ocorrerá de forma totalmente online em função da pandemia. Além de quatro mesas de debates, serão ofertados sete minicursos. As inscrições para o congresso e minicruso já estão abertas (através da Área do Associado ANPEd). O público total estimado para o evento é de 300 pessoas.
A abertura, no dia 19 de agosto (quinta), aconcerá a partir das 9h pelo Youtube e Facebook da ANPEd Nacional. Após programação cultural e solenidade, será realizada a primeira mesa de debate (10h), com os palestrantes Edna Frasson de Souza Montero (USP - Abec), Denise Peres (Scielo) e Gustavo Fischman - (ASU/EUA) abordando o tema " Experiências internacionais de avaliação de periódicos", com coordenação de Olivia Medeiros Neta (UFRN | FEPAE NNE). Pela tarde, às 14h, acontece a mesa de discussão "Considerações da avaliação dos Periódicos a partir da Coordenação da Área de Educação", tendo como convidado Ângelo Ricardo de Souza (CA Educação - Capes), com coordenação de José Bizelli (Unesp | Fepae Nacional) e Alfrancio Dias (UFS | Fepae Nacional).
Somente a Mesa 1 terá transmissão pelas redes das ANPEd Nacional. Para as demais, os participantes receberão links específicos diretamente pelo email cadastrado.
No segundo dia pela manhã, ocorrerão mais duas mesas. Às 9h o tema "Qualis: história e horizontes" será abordado por Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG) e Elizabeth Macedo (UERJ), com coordenação de Décio Gatti Jr. (UFU). Às 10h30, "Ética nas pesquisas e revistas" contará com palestras de Teresinha Oliveira (UEM), Jefferson Mainardes (UEPG) e Elizeu Clementino (RBE), com coordenação de José Rubens Jardilino (UFOP / FEPAE SE).
Os minicursos (confira temas e proponentes ao final) serão todos realizados no período da tarde de 20 de agosto, a partir de 14h. Pesquisadoras e pesquisadores de programas de diferentes partes do país ofertarão ao todo sete minicursos de grande interesse a editores de periódicos: Repositório e visibilidade da produção ; Gestão de equipe editorial; Altmetrics: indicadores alternativos para a publicação científica; Ciência Aberta; Experiências com editoração científica em Educação: o caso da Revista Educação Especial; Indexação de periódicos à Web of Science; Importância do The Keepers Registry para os periódicos da área da educação.
Ao final dos dois dias de evento também ocorrerão reuniões internas do FEPAE Nacional e das regionais. O II CONEPEd é uma realização da ANPEd e do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação, criado em 2011. A comissão organizadora é formada por Carlo Schmidt (UFSM/FEPAE-Sul), Olívia Medeiros Neta (UFRN/FEPAE-NNE) e Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ/FEPAE-SE). Segundo Olívia, de modo geral o Fepae Nacional e de suas seções regionais têm como objetivo com o evento refletir como a área de educação produz e difunde conhecimento em periódicos científicos, em especial. "O II CONEPED se constitui como espaço para alinharmos ações e debatermos sobre as lutas e necessidade de enfrentamento que envolvem não só o papel dos periódicos de educação na difusão do conhecimento e o métier dos editores, mas aspectos que remetem às políticas, à ética e ao papel do pesquisador neste processo", explica.
O I Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação (CONEPED) foi realizado em junho de 2019, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis reunindo editores de todo o país e convidados internacionais - relembre o evento.
Minicursos do II CONEPED
Cada participante poderá participar de um minicurso, com limite de 50 pessoas por atividade. Confira a lista dos minicursos ofertados e proponentes (as inscrições já estão abertas via Área do Associado ANPEd). Os links de transmissão serão informados separadamente para cada minicurso.
Repositório e visibilidade da produção - Ana Gabriela Clipes Ferreira (LUME/UFRGS) e Rede Tulipa
Gestão de equipe editorial - Olivia Morais de Medeiros Neta (UFRN/Fepae NNE) e Max Leandro de Araújo Brito (UFRN)
Altmetrics: indicadores alternativos para a publicação científica - Juliana Fachin (UFSC) e Rede Tulipa
Ciência Aberta - Mônica Yumi Jinzenji (UFMG/Fepae SE)
Experiências com editoração científica em Educação: o caso da Revista Educação Especial - Carlo Schmidt (UFSM) e Débora Dimussio (UFSM)
Indexação de periódicos à Web of Science - Mônica Silveira (Clarivate)
Importância do The Keepers Registry para os periódicos da área da educação - Miguel Ángel Márdero Arellano (Rede Cariniana do IBICT)