A Education Review disponibiliza duas novas resenhas no site da revista. Os textos são decorrentes de Sessão Homenagem à professora Magda Soares realizada em parceria com a publicação no mês de dezembro na ANPEd Sudeste 2022, na UFMG. A atividade, promovida pela publicação no evento, destacou particularmente a obra seminal “Linguagem e Escola: uma perspectiva social”, com primeira edição de 1986. Magda Soares faleceu exato um mês após a sessão, no dia 01 de janeiro, aos 90 anos, deixando um importante legado para a Educação brasileira, especialmente na área de alfabetização.
As duas resenhadoras da obra tiveram suas trajetórias cruzadas e marcadas pelos ensinamentos de Soares, como fazem questão de destacar. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ) foi sua aluna no mestrado na UFMG ao final da década de 1990, quando buscava um aprofundamento do conhecimento sobre alfabetização que se soma-se a experiência que vinha ganhando como professora. “Tive acesso à obra Linguagem e Escola, faísca que acendeu meus olhos para observar as relações entre educação e linguagem, por uma lente sociológica que escancarava uma das razões mais evidentes do fracasso das crianças em processo de alfabetização: o modo como a escola lidava (e lida) com sua linguagem.”
Cecília Goulart (UFF) teve contato ainda anterior com a obra. Na década de 1980, quando participava da equipe de Alfabetização dos CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública, foi convidada a discutir a proposta político-pedagógica dessa inovadora proposta de escola. “Era o início do governo recém-eleito de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, no Estado do Rio de Janeiro. A leitura e discussão do livro teve um valor inestimável, novas perspectivas de reflexão sobre o fracasso das crianças na escola se anunciaram.” Como Goulart relembra na resenha, aquele era o tempo da Assembleia Nacional Constituinte, tempo de sonhar com uma nova proposta de país que se concretizou na Carta Magna, a Constituição de 1988. “O livro se corporifica como um grito, uma denúncia que se constrói com a análise das relações entre linguagem, escola e sociedade no intuito de contribuir para a compreensão do ‘problema da educação das camadas populares no Brasil’. A constatação de que a democratização do acesso à escola não tem sido acompanhada pela democratização da escola propriamente é um pilar fundamental para expor, nos anos 1980, como a escola se mostrava a serviço das classes dominantes, posição que a autora justifica de modo consistente ao longo do livro."
A Education Review, com a qual a ANPEd possui convênio, está com chamada aberta para indicação de livros pelos GTs, assim como de resenhadores.