E-book on-line e gratuito sobre educação | Desafios à democratização da educação no Brasil contemporâneo

O e-book "Desafios à democratização da educação no Brasil  contemporâneo" é fruto do 1º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí– CEVS aconteceu no mês de setembro de 2016, nos dias 19, 20 e 21. Organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí– CEPEDU, que pertence ao Mestrado em Educação/Univás em Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, foi concebido e gestado no Colegiado de Curso do Mestrado em Educação da UNIVÁS.

Ele está disponível gratuitamente para download no site da Editora Navegando, clique aqui para acessar o e-book. 

José Luis Sanfelice e Sônia Aparecida Siquelli são organizadores da obra, o prefácio é de Carlos Roberto Jamil Cury.

A obra conta trabalhos de17 autores:

  • Luciana Cristina Salvatti Coutinho
  • José Luís Sanfelice
  • Eliete Aparecida de Godoy
  • Iara Félix Pires Viana
  • Carla Helena Fernandes
  • José Luís Sanfelice.
  • Sônia Aparecida Siquelli
  • Marcelo Bregagnoli
  • Giovane José da Silva
  • Joarle Magalhães Soares
  • Luana Costa Almeida
  • Sarah Maria de Freitas Machado Silva
  • Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
  • Flávia Sueli Fabiani Marcatto
  • Luiz Roberto Martins Rocha
  • Neide Pena Cária
  • Scheilla Guimarães de Oliveira

 

Prefácio

Carlos Roberto Jamil Cury

 
Apresentação

José Luis Sanfelice e Sônia Aparecida Siquelli

 

Parte I: "Da universalização à qualidade da educação"

 

Capítulo I

Da democratização à qualidade da educação brasileira: processo histórico e algumas questões atuais

Luciana Cristina Salvatti Coutinho

José Luís Sanfelice

 

Parte II: "Formação docente e diversidade no contexto escolar"

 

Capítulo II

As políticas de educação para a diversidade étnico-racial e a formação de professores –entre o proposto, o regulamentado e o efetivado 

Eliete Aparecida de Godoy

Capítulo III

Desafios à democratização da educação no Brasil contemporâneo: protagonismo juvenil no combate ao racismo através da pesquisa científica.

Iara Félix Pires Viana

Capítulo IV

A inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial na educação básica e a formação de professores

Carla Helena Fernandes

Capítulo V

A conjuntura educacional atual: para onde caminha a educação.

José Luís Sanfelice.

Capítulo VI

Da mordaça e da resistência à formação ética: educar para quê?

Sônia Aparecida Siquelli

 

Parte IV: Formação de professores e bioética

 

Capítulo VII

A educação profissional frente à democratização da educação no Brasil contemporâneo

Marcelo Bregagnoli

Giovane José da Silva

Joarle Magalhães Soares

Capítulo VIII 

A formação de professores no desafio de democratização da educação básica 

Luana Costa Almeida

Sarah Maria de Freitas Machado Silva

Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes

Capítulo IX

Tendências na formação de professores

Flávia Sueli Fabiani Marcatto

Capítulo X

Educação permanente e políticas públicas em saúde: um olhar bioético

Luiz Roberto Martins Rocha

Capítulo XI

Profissionalização do magistério no contexto de uma nova gestão da educação pública: a administração gerencial

Neide Pena Cária

Scheilla Guimarães de Oliveira