O e-book "Desafios à democratização da educação no Brasil contemporâneo" é fruto do 1º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí– CEVS aconteceu no mês de setembro de 2016, nos dias 19, 20 e 21. Organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí– CEPEDU, que pertence ao Mestrado em Educação/Univás em Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, foi concebido e gestado no Colegiado de Curso do Mestrado em Educação da UNIVÁS.
Ele está disponível gratuitamente para download no site da Editora Navegando, clique aqui para acessar o e-book.
José Luis Sanfelice e Sônia Aparecida Siquelli são organizadores da obra, o prefácio é de Carlos Roberto Jamil Cury.
A obra conta trabalhos de17 autores:
- Luciana Cristina Salvatti Coutinho
- José Luís Sanfelice
- Eliete Aparecida de Godoy
- Iara Félix Pires Viana
- Carla Helena Fernandes
- José Luís Sanfelice.
- Sônia Aparecida Siquelli
- Marcelo Bregagnoli
- Giovane José da Silva
- Joarle Magalhães Soares
- Luana Costa Almeida
- Sarah Maria de Freitas Machado Silva
- Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
- Flávia Sueli Fabiani Marcatto
- Luiz Roberto Martins Rocha
- Neide Pena Cária
- Scheilla Guimarães de Oliveira
Prefácio
Carlos Roberto Jamil Cury
Apresentação
José Luis Sanfelice e Sônia Aparecida Siquelli
Parte I: "Da universalização à qualidade da educação"
Capítulo I
Da democratização à qualidade da educação brasileira: processo histórico e algumas questões atuais
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
José Luís Sanfelice
Parte II: "Formação docente e diversidade no contexto escolar"
Capítulo II
As políticas de educação para a diversidade étnico-racial e a formação de professores –entre o proposto, o regulamentado e o efetivado
Eliete Aparecida de Godoy
Capítulo III
Desafios à democratização da educação no Brasil contemporâneo: protagonismo juvenil no combate ao racismo através da pesquisa científica.
Iara Félix Pires Viana
Capítulo IV
A inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial na educação básica e a formação de professores
Carla Helena Fernandes
Capítulo V
A conjuntura educacional atual: para onde caminha a educação.
José Luís Sanfelice.
Capítulo VI
Da mordaça e da resistência à formação ética: educar para quê?
Sônia Aparecida Siquelli
Parte IV: Formação de professores e bioética
Capítulo VII
A educação profissional frente à democratização da educação no Brasil contemporâneo
Marcelo Bregagnoli
Giovane José da Silva
Joarle Magalhães Soares
Capítulo VIII
A formação de professores no desafio de democratização da educação básica
Luana Costa Almeida
Sarah Maria de Freitas Machado Silva
Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
Capítulo IX
Tendências na formação de professores
Flávia Sueli Fabiani Marcatto
Capítulo X
Educação permanente e políticas públicas em saúde: um olhar bioético
Luiz Roberto Martins Rocha
Capítulo XI
Profissionalização do magistério no contexto de uma nova gestão da educação pública: a administração gerencial
Neide Pena Cária
Scheilla Guimarães de Oliveira