Convidados internacionais da Live ANPEd Presente na Quarentena debatem horizontes e desafios na Educação no mundo em tempos de Pandemia na próxima quarta (8)

Clique aqui para acessar o vídeo da transmissão.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena da prõxima quarta, 08 de julho, terá receberá os convidados internacionais Gustavo Enrique Fischman (Arizona State University – EUA), Tristan McCowan (UCL Institute of Education - Londres/Inglaterra) e Stephanie Gasse (Universidade de Rouen - França), contando com mediação de Geovana Lunardi (UDESC | presidente da ANPEd). O tema da live será “Educação no mundo em tempos de Pandemia: horizontes e desafios”, com tradução simultânea de libras para surdos conduzida pelo intérprete/tradutor Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ) e Etiene Abreu (professora da Unirio e professora da rede municipal de Duque de Caxias). Os convidados falam português.

A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de março, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

Referências Indicadas na live:

Estellés, M., & Fischman, G. E. (2020). Imaginando una educación para la ciudadanía global después del Covid-19Práxis Educativa, 15, 1-14.

Estellés, M. & Fischman, G. E. (2020) Global Citizenship Education after the COVID-19 crisis? World Education Blog, GEM Report, UNESCO, July 3rd, 2020.

https://www.nytimes.com/2020/07/06/nyregion/nyc-school-reopening-plan.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

Documento de Stéphanie Gasse

Sobre os convidados:

Gustavo E. Fischman é professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College da Arizona State University  nos EUA. Ele coordena a área Comunidades de Pesquisa, Conhecimento Público e Democracia da FLACSO-Brasil. Suas áreas de especialização são Educação Comparada e estudos de políticas científicas e educacionais.  Gustavo E. Fischman nasceu em Buenos Aires, Argentina, onde obteve sua Licenciatura em Educação na Universidad de Buenos Aires. Completou seu doutorado em ciências sociais e educação comparada na University of California, Los Angeles. Seu trabalho se centra em compreender e melhorar os processos de intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e possíveis usuários, como outros estudiosos, profissionais, administradores responsáveis pela formulação de políticas e o público em geral. Suas pesquisas contribuem na implementação de modelos de acesso aberto para as comunicações científicas e para a compreensão da educação e da pesquisa em educação como bens públicos. Dr. Fischman tem mais de 100 publicações científicas e foi professor convidado em vários programas de pós-graduação na Europa e na América Latina. Em 2013, foi eleito fellow da International Academy of Education (Academia Internacional de Educação) em 2015 fellow da American Educational Research Association (Associação de Pesquisadores em Educação) e em 2017 Senion Research Specialist pela comissão Fulbright. Ademais, colabora em vários comitês editoriais e é editor de  Education.

Stéphanie Gasse é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Rouen-Normandie, França (2008). Tem experiência na área de Educação comparada / Formação a distância / Formação de adultos /ONG educativas na Africa subsaariana. De 2015 a 2017 desenvolveu um programa de cooperação cientifica internacional "Cátedra francesa" no Brasil, também atuando como  professor visitante da UERJ, UFRGS e UFBA. Desde 2010 é diretora de Mestrado de Ciências da Educação a distância com 120 alunos (incluindo da Africa subsaariana).

Tristan McCowan é professor de educação internacional no Instituto de Educação da University College London. Seu trabalho tem foco na educação superior e desenvolvimento internacional, particularmente na América Latina e África Subsariana, incluindo temáticas de accesso, qualidade, inovação e impacto. Seu último trbalho tem o título "Higher Education for and beyond the Sustainable Development Goals (Palgrave Macmillan, 2019)", e é editor da Compare – a Journal of International and Comparative Education. Atualmente, ele lidera um projeto do Fundo Global de Desafios Globais para universidades e mudanças climáticas.