O Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC) divulgou no dia 16 de novembro (segunda) o Informativo com os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia, realizada em parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC), a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e a USP (Universidade de São Paulo). Dentre os pesquisadores do projeto estão membros do GT15 da ANPEd: Adriana Pagaime (FCC), Rosângela Prieto (USP) e o Prof. Douglas Ferrari (UFES).
Os resultados estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas, acessível para pessoas com deficiência visual e integralmente traduzidos para a Libras.
Clique aqui para acessar os resultados.
O perfil majoritário dos respondentes é de mulheres brancas da região Sudeste, que lecionam em classes comuns nos anos iniciais do ensino fundamental em redes municipais. Docentes que atuam no atendimento educacional especializado, em escolas ou classes bilíngues para surdos e em escolas e classes especiais também participaram da pesquisa e representam cerca de 30% dos respondentes.
Entre os dias 10 e 27 de julho de 2020, docentes que atuam com o público-alvo da educação especial de todo o país responderam ao questionário on-line e contaram quais recursos de acessibilidade estavam sendo disponibilizados pelas redes de ensino e escolas no período de suspensão das aulas presenciais para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, além de indicarem as dificuldades enfrentadas pelas professoras e professores e as principais barreiras a serem transpostas por esse alunado. Mais de 1.500 docentes da educação básica de todo o Brasil, que atuam com o público-alvo da educação especial, responderam à pesquisa e compartilharam suas percepções sobre o ensino remoto para alunos com deficiência e falaram ainda sobre o apoio e atenção da gestão, a relação família-escola e a aprendizagem de seus alunos.