Já está disponível o segundo lote de resenhas na Revista Education Review/Resenhas Educativas a partir de acordo de cooperação entre a ANPEd e o comitê editorial da publicação eletrônica multilíngue. Confira:
Resenha do Políticas de financiamento da educação superior num contexto de crise (por Rhoberta Santana de Araújo)
Pesquisa em rede: Diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento (por Cláudia Regina Dantas Aragão)
Pesquisa em rede: Diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento (Eunice Andrade de Oliveira Menezes)
Hospedada em plataforma da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, a ER tem foco em obras qualificadas da área de educação para circulação internacional. Com chamada pública, num primeiro momento a revista recebeu indicações de livros relevantes e atuais (com até 3 anos de lançamento), por intermédio da coordenação dos GTs da Associação. Após aprovação, as obras foram oferecidas publicamente à resenha no site, com análise cega das candidaturas.
Clique aqui para acessar o site da Education Review e acessar todas as resenhas.
Novo edital e obras ainda disponíveis para resenha
A bem-sucedida iniciativa é um impulso para a divulgação em âmbito internacional de resultados de pesquisas de associados da ANPEd em formato de livros. Para Mário Azevedo, co-editor para a língua portuguesa, cumpre-se assim um duplo papel, primeiramente num movimento de resistência em favor de obras autorais e coletivas e, segundo, a promoção da internacionalização da educação por intermédio de obras brasileiras. "Isto é, trata-se de um efetiva 'circulação internacional de ideias' em língua portuguesa", avalia. A Comissão Editorial da Education Review/Resenhas Educativas lançará em breve edital para novos livros e respectivas resenhas. No entanto, estão disponíveis livros que não receberam resenha, sendo possível ainda a resenhistas interessados submeterem propostas. Estão disponíveis os seguintes títulos em língua portuguesa (com acesso também por este link):
1. Educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: Desafios à formação inicial do/a pedagogo/a
2. Educação e Tecnologias: Abordagens críticas
3. Múltiplas linguagens nos currículos -
4. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões
5. Gestão, Liderança e Clima Escolar
6. A política da escola: Justiças e qualidades no sistema de ensino
7. The New Brazilian University – A busca por resultados comercializáveis: Para quem?
8. Infâncias, crianças e educação: Discussões contemporâneas
9. Vinte anos depois: Projetos educacionais em disputa
10. A Política da Escola
11. Regras de Bem Viver para Todos
Política de acesso aberto
A ANPEd/ER fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que tornar a pesquisa disponível gratuitamente para o público estimula o compartilhamento do conhecimento e a circulação internacional de ideias.
Esta revista se esforça para garantir os padrões de publicação de acesso aberto estabelecidos pela Associação de Editores de Acesso Aberto (OASPA) e sua definição de acesso aberto como: a) A disseminação de manuscritos revisados por pares; sem cobrar aos grupos de usuários, sem exigir registro ou outras barreiras de acesso; e b) os detentores de direitos autorais permitem que os usuários copiem, utilizem, distribuam, transmitam e exibam o trabalho publicamente em qualquer meio digital para qualquer propósito responsável, sujeito à devida atribuição de autoria. site: http://edrev.asu.edu/index.php/ER
Histórico
A ANPEd estabeleceu em janeiro de 2019 um acordo de cooperação com a Education Review, uma revista eletrônica multilíngue especializada na publicação de resenhas de livros e mantida pela Universidade do Estado do Arizona/ASU. A iniciativa atua em três frentes: de um lado, como estratégia contra hegemônica à recente tendência de desvalorização da produção acadêmica em livros; de outro lado, como ação que favorece o reconhecimento dos pares entre nossos associados, valorizando sua produção bibliográfica, e, ainda, ampliando a circulação internacional de obras em língua portuguesa.
Education Review/Resenhas Educativas (ISSN: 10945296) é uma revista de resenhas de livros da área de Educação que publica resenhas de livros recentes em educação, abrangendo toda a gama de estudos e práticas educacionais.
Editor
Gustavo E. Fischman/ Universidade Estadual do Arizona
Coeditor para Língua Inglesa
Melissa Cast-Brede/Universidade de Nebraska, Omaha
Editor Fundador
Gene V. Glass (Professor Emérito), Arizona State University
Coeditores para Língua Portuguesa
Maria Luiza Süssekind/UNIRIO/ANPEd
Mário Luiz Neves de Azevedo/UEM/ANPEd
Comitê Editorial ANPEd
Alfrancio Ferreira Dias/UFS
Fabiany de Cássia Tavares Silva/UFMS
Vera Lúcia Jacob Chaves/UFPA