I COLÓQUIO DOS PROJETOS OBEDUC DA REGIÃO NORDESTE
CARTA DE CAMPINA GRANDE
No período de 05 a 07 de maio de 2016 foi realizado o I Colóquio dos Projetos OBEDUC da Região Nordeste, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Campus Campina Grande. O Colóquio teve como objetivo reunir pesquisadores dos Projetos CAPES/OBEDUC/Edital 2012, da Região Nordeste do Brasil, para promover interlocução, interação e socialização de produções científicas sobre diversas temáticas ligadas à educação, pesquisadas na região. A realização do evento proporcionou à comunidade acadêmica e aos professores das escolas públicas de educação básica de Campina Grande e Região conhecer as pesquisas e projetos desenvolvidos pelos docentes das universidades que compreendem as dimensões da prática educativa, das metodologias e da formação de professores e jovens pesquisadores.
Os pesquisadores, professores da educação básica, alunos da graduação e da pós-graduação reunidos no evento, manifestaram preocupação com o contexto político atual e seus desdobramentos, sobremodo com o campo da educação. Nesta perspectiva, vêm defender a manutenção, ampliação e fortalecimento do Programa Observatório da Educação – OBEDUC, reforçando seu papel estruturante em estabelecer e consolidar a relação entre a Pós- Graduação, as Licenciaturas das Instituições de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica, reconhecendo-as como espaços de co-formação inicial e continuada de professores. Outrossim, vêm defender o papel da pós-graduação na produção acadêmica e na formação de profissionais pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado na área de educação.
Ainda, entendem que, por esta possibilidade de estreitar a relação entre as instituições de ensino superior e as escolas públicas, o Programa OBEDUC fortalece a intenção contida no artigo 43, inciso VIII, da Lei de Diretrizes e Bases porque propicia a formação de futuros professores e professores em exercício como pesquisadores, contribuindo, assim, para o aprimoramento da educação pública brasileira.
Esta carta-documento, aprovada na plenária da sessão de encerramento do evento, portanto, defende e ratifica o Decreto No 5.803, de 8 de junho de 2006, que institui o Observatório da Educação no Brasil, em gestão conjunta da Capes e do INEP, cuja finalidade é fomentar a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados em educação, em nível de mestrado e doutorado, por meio de financiamento específico. E, mais profundamente, defende a consolidação
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do OBEDUC como uma política de Estado, cuja centralidade é a formação dos professores em nível de mestrado e de doutorado na área de Educação.
Profa. Dra. Abigail Fregni Lins
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Profa. Dra. Antônia Dalva França Carvalho
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Prof. Dr. Antônio Cláudio Moreira da Costa
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Profa. Dra. Claudia Sá Malbouisson Andrade
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Prof. Dr. José Aires de Castro Filho
Universidade Federal do Ceará (UFCE)
Prof. Dr. José Claudio Rocha
Universidade Estadual da Bahia (UNEB-BA)
Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Faria
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Profa. Dra. Kátia Maria de Medeiros
Campina Grande, maio de 2016.
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Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)