A ANPEd disponibiliza gratuitamente e-books com trabalhos apresentados na 40ª Reunião Nacional, realizada em 2021 em Belém do Pará, que teve como tema “A educação como prática de Liberdade”: cartas da Amazônia para o mundo. A coleção Waraná, lançada pela Editora da Editora Universidade Federal do Amazonas, conta com cinco publicações. Clique nos títulos para acessar:
"Educação como Prática de Liberdade: políticas, trabalho e educação"
"Educação como Prática de Liberdade: sujeitos e pesquisas em tempos de luta"
"Saberes Plurais na Educação: diversidade e diferença como práticas de liberdade"
Em sateré-mawé Uaraná, o termo Waraná significa "vida, solo, mata, fauna, flora, palavra, sabedoria". A reunião realizada no território amazônico se destacou pela urgência da escuta, valorização e garantia dos direitos dos povos tradicionais do nosso país e da proteção da biodiversidade, que têm na Amazônia seu maior espaço de existência e, por isso, também de disputa. O encontro também celebrou o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e um dos autores mais importantes do mundo no campo da Educação.
A coletânea marca uma mudança na publicização das pesquisas apresentadas e discutidas no âmbito das reuniões nacionais da ANPEd. Após ampla discussão e decisão em Assembleia de associadas/os/es, os encontros, assim, passam a receber a submissão de resumo expandido e não mais texto completo. Essa alteração levou a diretoria da ANPEd a instituir, em 2021, uma comissão de discussão sobre os encaminhamentos possíveis para a publicação de textos completos das/es/os autores/as que assim o desejassem, já prevendo a organização de e-books. A mudança confere novas dinâmicas conteporâneas ao evento, mas também traz um olhar quanto à participação das/es/ os pesquisadores/as sêniores, que ao longo da sua trajetória na ANPEd vivenciaram a prática da publicação dos textos na íntegra, além do destacado papel da ANPEd como base para análises da produção nas pesquisas em Educação.
"Organizar uma publicação que congrega contribuições com epistemologias, temas, problemáticas, abordagens teórico-metodológicas tão distintas foi um grande desafio e uma grata satisfação, tendo em consideração os múltiplos diálogos possíveis, que se intensificam a partir de agora no encontro com as/es/os leitores/as e com a constituição de novas histórias", destaca o coletivo na publicação. A Comissão de Trabalho Completo, posteriormente denominada de Comissão de E-book, foi composta por duas representações da diretoria, das coordenações de GT, do Comitê Científico e um representação da Revista Brasileira de Educação e da secretaria acadêmica da ANPEd.