ANPEd debaterá a pesquisa em educação, a pós-graduação e a democracia em risco durante Reunião Nacional em São Luís

Encontro, que acontecerá de 01 a 05 de outubro na UFMA, deve receber cerca de 3 mil pessoas entre pesquisadores, docentes e professores com apresentações de pesquisas e debates centrais sobre a Educação brasileira

Imagem: UFMA - Universidade Federal do Maranhão

A ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - realiza de 01 a 05 de outubro sua 38a Reunião Nacional. O encontro será sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, tendo como tema norteador da programação "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência". A conferência de abertura será proferida pela professora Nilma Lino Gomes (UFMG), ex-ministra do governo Dilma Rousseff.

Imagem: Nilma Lino Gomes (UFMG), conferencista de abertura da 38a Reunião Nacional da ANPEd.

Maior e mais importante encontro acadêmico da área de Educação do país, a Reunião Nacional deve receber cerca de três mil pessoas entre pesquisadores, docentes do ensino superior, da educação básica e estudantes. Este ano foram submetidos à avaliação 1.019 trabalhos científicos, entre artigos, pôsteres e propostas de minicursos, mostrando a importância e amplitude da pesquisa na área, a despeito dos cortes e desmonte de investimentos no país atualmente. Organizado em torno dos 23 Grupos de Trabalho da ANPEd, o encontro ainda conta com trabalhos e minicursos encomendados pelos GT's e Sessões Especiais. Nestas sessões serão debatidos temas como financiamento, avaliação, políticas públicas, EJA, ética na pesquisa, privatização do ensino, movimentos sociais, gênero e relações étnico-raciais, dentre outros, contando com a presença de pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de países como México, Estados Unidos, Uruguai e Espanha. Dentre os convidados estão nomes da Educação como Helena de Freitas (Unicamp), Roberto Leher (UFRJ), Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG) e de outras áreas, como Vladimir Safatle (USP).

  • Acesse na sequência relação das Sessões Especiais e convidados (com link para entrevistas)​
  • Acesse o site da 38a Reunião Nacional. O encontro contará com intensa cobertura da Comunicação da ANPEd, com conteúdos diários e transmissões ao vivo pelas redes sociais da Associação.

Outro espaço de diálogo serão as Sessões Conversas, que receberão bate-papos em torno de questões como a relação entre a Educação e o Jornalismo. Ao longo dos cinco dias de encontro, o público poderá acompanhar ainda os Colóquios Clacso (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales), Simpósios WERA (World Education Research Association), homenagens, feira e lançamentos de livros, programação cultural, além de reuniões de entidades. Dentre as atividades paralelas de destaque também estão três mostras de cinema (II Mostra Curta ANPEd de filmes de pesquisa, IX Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação e Cine Clacso) e a Homenagem Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos. Com indicação pelos associados através de edital público, a iniciativa vai homenagear os seguintes educadores: Carmem Maria Craidy, Sérgio Haddad, Macaé Maria Evaristo do Santos, Gilberto Amâncio de Almeida e Eronildes de Souza Fermin.

  • leia mais sobre os selecionados da homenagem e sobre Nilton Bueno Fischer.

Imagem: Maria Macaé Evaristo dos Santos, selecionada para a Homenagem Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos

A 38a Reunião Nacional mais uma vez pretende fomentar um espaço para produtivos debates para a Educação brasileira e para se pensar o papel da pós-graduação e da pesquisa no país. Nesse sentido, apresenta-se como imprescindível o enfrentamento de riscos à área, sintetizados sobretudo na Emenda Constitucional 95, que estabelece teto para gastos do governo federal, colocando em desmonte inúmeros projetos sociais e a própria oferta de ensino. "Temos um cenário muito difícil de cortes nos orçamentos das universidades, descontinuidade, atrasos e diminuição dos recursos para pesquisa, em especial no CNPq. Em tempos em que a resistências ao desmonte das políticas públicas de matriz cidadã estão em curso, a reunião de pesquisadores da educação é uma grande oportunidade para ativarmos a esperança da articulação coletiva", afirma Andrea Gouveia (UFPR), presidente da ANPEd.

Imagem: Andrea Gouveia (UFPR), presidente da ANPEd. 

A 38a Reunião Nacional, realizada pela ANPEd e FORPREd (Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação), com apoio do PPGE da UFMA, pretende também dar evidência à importância dos programas da região Nordeste e Norte do país, assim como o papel exercido pela Universidade Federal do Maranhão neste contexto. A identidade visual do encontro, que traz elementos da cultura e história do estado, foi produzida pelo artista maranhense Airton Marinho Macedo.

Sobre a Reunião Nacional da ANPEd

A Reunião Nacional da ANPEd tem como intuito fomentar, difundir e dar visibilidade à produção científica em Educação no país, assim como articular os Programas de Pós-Graduação da área, estimular debates e tomar decisões de forma colegiada a partir de Assembleia de associados. Os trabalhos científicos são avaliados por um Comitê Científico e a programação articula-se junto aos 23 GTs. Com sua primeira edição tendo sido realizada em 1978, ano de fundação da Associação, a Reunião foi promovida até 2012 em caráter anual e, posteriormente, a partir de decisão estatutária, de forma bianual, circulando por diferentes regiões do país - Porto de Galinhas/PE (2012), Goiânia/GO (2013), Florianópolis/SC (2015) e São Luís/MA (2017). Em anos pares ainda são realizadas as Reuniões Científicas Regionais da ANPEd, nas cinco regiões do país.

Serviço

38a Reunião Nacional da ANPEd

Onde: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado - Av. dos Portugueses, 1966. Bacanga - São Luís – MA.

Quando: 01 a 05 de outubro de 2017

Inscrições: http://38reuniao.anped.org.br/inscricao

Mais informações e programação completa: http://38reuniao.anped.org.br/reuniao

----

Assessoria de Imprensa

João Marcos Veiga | joaomarcosveiga@gmail.com | (31) 9.8788-4534 |

Camilla Shaw | shawcamilla@gmail.com |  (21) 9.8182-0410 <whatsapp institucional>

----

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Conferência de Abertura:  01/10 (20h) - UFMA

"Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência"

Nilma Lino Gomes (UFMG) - conferencista - entrevista

Andrea Gouveia (UFPR) - presidente da ANPEd - entrevista

 

SESSÕES ESPECIAIS

03/10/2017 (terça feira)

 

*Os sentidos da ação política e o impacto nos projetos nacionais de educação

<Subárea 1: GTs 02,14,17,20>

Maria Helena Souza Patto - USP

Vladimir Safatle - USP

Alícia Civera Cerecedo - DIE, Cinvestav/México

 

*Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação (Educação Popular e Pessoas Jovens e Adultos)

<Subárea 2: GTs 03,06,18,21,22,23>

Conceição Paludo - UFRGS

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - UFSCar <leia entrevista>

Maria Rita de Assis César - UFPR

Coordenação: Maria Waldenez de Oliveira – UFSCar

 

*Políticas educacionais em disputa e novas legislações na formação de professores

<Subárea 3: GTs 04,08,12, 16, 19,24>

Selma Garrido Pimenta - USP

Helena de Freitas  - UNICAMP <leia entrevista>

Antonio Miguel - UNICAMP

 

*Financiamento e avaliação da área de educação <Sessão Especial do FORPREd>

Joviles Vitório Trevisol - UFFS (FOPROP)

José Marcelino de Rezende Pinto - USP <leia entrevista>

João Ferreira de Oliveira – UFG (ANPAE)

Coordenação: José Gonçalves Gondra - UERJ (FORPREd)

 

04/10/2017 (Quarta-feira)

 

*Democratização da pesquisa: impacto das métricas na avaliação dos periódicos em educação <Sessão FEPAE>

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - UNICAMP <leia entrevista>

Gustavo Fischman - Arizona State University, E.U.A

Marta Maria de Araújo – UFRN

Coordenação: Joana Paulin Romanowski - PUC-PR; Lélia Cristina Silveira de Moraes - UFMA; Geovana Lunardi  - UDESC

 

*Movimentos sociais e ações coletivas: o contexto latino-americano de lutas e resistências Direitos, identidades, transformações societárias

(Movimentos Sociais e Educação Ambiental) <Subárea 2: GTs 03,06,18,21,22,23>

Veronica Filardo - da Faculdade de Ciências Socais da Un. de la República, Uruguai

Rossana Reguillo Cruz - Universidade de Guadalajara/México

Marilia Pontes Sposito - USP <leia entrevista>

Breno Bringel - UERJ

Coordenação: Marco Barzano – UEFS

 

*Ética na pesquisa em ciências humanas: polêmicas, constituição e finalidades

<Subárea 3: GTs 04,08,12,16,19,24>

Carlos Roberto Jamil Cury - PUC MG

Rita Ribes Pereira - UERJ

Janete Magalhães Carvalho - UFES <entrevista>

 

*A financeirização da economia e a privatização da educação

<Subárea 4: GTs 05,09,11>

Vera Lúcia Jacob Chaves - UFPA

Bruno de Conti - Instituto de Economia da UNICAMP

Roberto Leher - UFRJ <leia entrevista>

 

*Práticas culturais, leitura e literatura no contexto da democracia

<Subárea 5: GTs 07,10,13,15>

Verónica Macias Andere - Consejo Puebla de Lectura, A.C. (Puebla, México)

Patrícia Corsino - UFRJ

Rosa Maria Hessel Silveira  - UFRGS

Coordenação: Mônica Baptista Correia (UFMG)

 

05/10/2017 (Quinta-feira)

 

*Ética, diferença e justiça social: perspectivas na pesquisa educacional

<Subárea 1: GTs 02,14,17,20>

Marcus Vinícius Fonseca - UFOP <leia entrevista>

Rosana Rodrigues Heringer - UFRJ

André de Macedo Duarte - UFPR

 

*As políticas da diversidade e enfrentamento das desigualdades (Gênero e relações étnico-raciais)

<Subárea 2: GTs 03,06,18,21,22,23>

Edla Eggert - PUC-RS <leia entrevista>

Fernando Altair Pocahy - UERJ

Denise Maria Botelho - UFRPE

Coordenação: Maria Rita de Assis César – UFPR

 

*Reinvenção do espaço público e movimentos midiáticos

<Subárea 3: GTs 04,08,12,16,19,24>

Denise Taliaferro Baszille - Miami University/E.U.A <leia entrevista>

Nelson de Luca Pretto - UFBA

Paula Sibilia - UFF

 

*Democracia em risco: o lugar da educação, da Infância e da experiência

<Subárea 5 (GTs 07,10,13,15>

Jorge Larossa - Universidade de Barcelona

Sonia Kramer - PUC-Rio

Rosalba Maria Cardoso Garcia - UFSC

Coordenação: Alfredo Veiga Neto – UFRGS

 

*(Des)configuração do trabalho docente diante da agenda conservadora e das políticas  privatistas

<Subárea 4: GTs 05,09,11>

José dos Santos Souza - UFRRJ

Dalila Andrade Oliveira - UFMG <leia entrevista>

Acácia Kuenzer - UFPR

 

--

Trabalhos Encomendados pelos GTs

 

GT02 – História da Educação

Igualdade e Diferença - uma discussão conceitual ao contraponto das desigualdades

José Costa D'Assunção Barros – UFRRJ

 

GT03 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos

A produção do GT 03 nos últimos 8 anos

Monica Peregrino – UNIRIO

Ludmila Cavalcante – UEFS

Elmir de Almeida – USP-RP

 

GT04 – Didática

A Didática no âmbito dos programas de PG em Educação no país

Andréa Maturano Longarezi - UFU

 

GT05 – Estado e Política Educacional

Contradições e limites da democracia no Brasil

Virginia Fontes - UESC

 

GT06 – Educação Popular

Os 50 anos do livro Educação como Prática da Liberdade. Questão problematizadora: o que é educação como prática da liberdade hoje?

José Pereira Peixoto Filho – UEMG

 

GT07 – Educação de Crianças de 0 a 06 anos

Balanço analítico da Educação Infantil: questões curriculares e direitos em risco

Coordenação da mesa: Raquel Gonçalves Salgado - UFMT

Maria Machado Malta Campos - FCC

Ana Lúcia Goulart de Faria - UNICAMP

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira – USP

 

GT08 – Formação de Professores

Trabalho encomendado I (2ª. feira)

Pesquisas sobre Inserção Profissional

Subtítulos

8h30 - 10h30 - 2a.feira

Inserção profissional de egressos de programas de iniciação â docência

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André - PUC-SP

Professores em início de carreira:  as dificuldades e descobertas do trabalho docente no cotidiano da escola

Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva - UnB

 

10h45 - 2a.feira

Profissionalidade Docente de Professores Formadores dos Cursos de Licenciatura em Início de Carreira

Laurizete Ferragut Passos - UNESP

 

Necessidades formativas de docentes universitários

Emília Freitas de Lima – UFSCAR

GT08 – Formação de Professores

Trabalho encomendado II - 4a. feira  - 14h30 - 17h00

Pesquisas sobre políticas de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.

Subtítulos

A relação universidade escola nos cursos de licenciatura - demandas para a formação docente.

Joana Paulin Romanowski - PUC-PR

 

Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica: uma pesquisa com supervisores do PIBID – Ceará, São Paulo e Minas Gerais

José Rubens Lima Jardilino - UFOP

 

Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores (PARFOR): o instituído e o instituinte

Iria Brzezinski - PUC-GO

 

GT09 – Trabalho e Educação

Gênero, patriarcado, trabalho e classe

Helena Hirata - Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, do Centre National de la Recherche Scientifique (Cresppa-GTM/CNRS)

 

GT10 – Alfabetização, leitura e escrita

Produção do GT nos últimos 10 anos

Cecilia Maria Aldigueri Goulart - UFF

Francisca Izabel Pereira Maciel – UFMG

Eliana Borges Correia de Albuquerque - UFPE

 

GT11 – Política de Educação Superior

Estudo comparativo entre modelos atuais de educação superior: internacionalização e entraves à realidade brasileira (título provisório)

Ricardo Antunes – Unicamp

 

GT12 – Currículo

Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape

Rosanne Evangelista Dias - PROPED/UERJ

 

GT13 – Educação Fundamental

20 anos de publicação do livro Pedagogia Profana com Jorge Larrosa

Jorge Larossa - Universidade de Barcelona, Espanha

 

GT14 – Sociologia da Educação

Desigualdades educacionais na educação básica: tendências recentes no Brasil

José Francisco Soares – UFMG

 

GT15 – Educação Especial

Os novos reformadores: do discurso da equidade à prática da segregação

Luiz Carlos de Freitas – UNICAMP

 

GT16 – Educação e Comunicação

A condição pós-humana na era das tecnologias digitais

Paula Sibilia – UFF

 

GT17 – Filosofia da Educação

Crise da representação e a tarefa do pensamento: entre as teorias do reconhecimento e os circuitos dos afetos

Christian I. Dunker – USP

Vladimir Safatle – USP

 

GT18 – Educação de Jovens e adultos

Políticas de EJA implementadas nos últimos 20 anos e uma leitura no campo das políticas do novo cenário

Maria Margarida Machado – UFG

 

GT19 – Educação Matemática

Abordagens teórico-metodológicas de investigação utilizadas por grupos de pesquisa em Educação Matemática

Jonei Cerqueira Barbosa – UFBA

 

GT20 – Psicologia da Educação

O sofrimento psíquico do professor em um contexto de mercantilização da educação

Lígia Márcia Martins – UNESP

 

GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais

O bem viver da educação: o que dizem indígenas, negros e ciganos

Gersem José dos Santos Luciano (Gersem Baniwa) – UFAM

Coordenação: Iolanda Oliveira – UFF

 

GT22 – Educação Ambiental

Teoria e Ação nas pesquisas em Educação Ambiental: partilhando suspeitas epistemológicas do GT 22 da ANPEd

Silvio Gallo – UNICAMP

 

GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação

A ideologia de gênero e seus desdobramentos na educação brasileira

Rogério Diniz Junqueira – INEP

 

GT24 – Educação e Arte

Didática, docência e criação

Sandra Corazza – UFRGS

 

--

Minicursos

  • um por GT

 

GT02 - História da Educação

Estatísticas do ensino como fonte para a História da Educação

Natalia de Lacerda Gil – UFRGS

 

GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos

Em construção

 

GT04 - Didática

Didática e políticas educacionais recentes

Alda Junqueira Marin - PUC/SP

 

GT05 - Estado e Política Educacional

Financiamento da Educação: foco no orçamento federal

I-Juca-Pirama Camargo Gil - UFRGS

Marcos Edgar Bassi – UFSC

 

GT06 - Educação Popular

Internacionalização da educação popular e as exigências (e possibilidades?) no contexto Nacional

Danilo Romeu Streck - UNISINOS

 

GT07 - Educação de Crianças de 0 a 06 anos

Demanda Espontânea (Aguardar submissão pelo portal)

GT08 - Formação de Professores

Iniciação à docência: dilemas profissionais, aprendizagem docente e desenvolvimento profissional

José Angelo Gariglio - UFMG

 

GT09 - Trabalho e Educação

Educação socialista e emancipação social: concepções e experiências ao longo do século XX

Carmen Sylvia Vidigal Moraes - USP

Maria Ciavatta – UFF

 

GT10 - Alfabetização, leitura e escrita

Literatura infantil e a formação de leitores

Verónica Macías Andere - Consejo Puebla de Lectura, A.C. (Puebla, México)

<leia entrevista>

Célia Abicalil Belmiro – GPELL-CEALE-UFMG

 

GT11 - Política de Educação Superior

Globalização, internacionalização e políticas supranacionais de educação superior

Gladys Beatriz Barreyro - USP

 

GT12 – Currículo

Discurso, hegemonia e performatividade: enfoques para a pesquisa em política de currículo a partir de Laclau e Butler

Erika Cunha - UFMT

Talita Vidal - UERJ/FEBF

Thiago Ranniery - UFRJ

 

GT13 - Educação Fundamental

Paradoxos da in/exclusão

Alfredo Veiga-Neto - UFRGS

Maura Corcini Lopes - UNISINOS

 

GT14 - Sociologia da Educação

Triangulação/combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em pesquisas na sociologia da educação

Eduardo Ribeiro da Silva - UERJ

 

GT15 - Educação Especial

Financiamento da educação especial: limites e desafios

Marileide Gonçalves França - UFES

Rosângela Prieto – USP

 

GT16 - Educação e Comunicação

Internet das Coisas

Edméa Santos - UERJ

 

GT17 - Filosofia da Educação

Pesquisar em Filosofia da educação entre a diferença e a precarização da vida

Pedro Pagni - UNESP-Marília

 

GT18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Pesquisa etnográfica: questões metodológicas de EJA, tratamento dos dados, sujeitos, fontes, novas temáticas

Ana Maria Rabelo Gomes – UFMG

 

GT19 - Educação Matemática

Pesquisas em Educação Matemática desenvolvidas com enfoque sociológico

Sonia Maria Clareto – UFJF

 

GT20 - Psicologia da Educação

Estudos sobre desenvolvimento humano: história, conceitos, polêmicas

Maria Cristina Soares de Gouvêa - UFMG

 

GT21 - Educação e Relações Étnico – Raciais

Elaboração de artigos e preparação para publicações em periódicos: o diálogo com a temática étnico-racial

Tânia Mara Pedroso Müller – UFF

 

GT22 - Educação Ambiental

Educação Ambiental Biorrizomática

Cláudio Tarouco de Azevedo – UFPel

 

GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação

Proposições educacionais em gênero-sexualidade e pluralismo democrático: desafios teóricos e políticos contemporâneos no contexto brasileiro

Fernando Seffner – UFRGS

 

GT24 - Educação e Arte

Ensino da arte na turbulência curricular contemporânea

Marilda Oliveira – UFSM