Seminário Ações Afirmativas no Ensino Superior: refletindo sobre as experiências e perspectivas da Universidade do Estado de Minas Gerais
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da Faculdade de Educação da UEMG, em parceria com a Cátedra UNESCO “Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes”, sediada na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), realizará no período de 17 a 19 de novembro de 2021 o seminário “Ações Afirmativas no Ensino Superior: refletindo sobre as experiências e perspectivas da Universidade do Estado de Minas Gerais”. O evento integra a programação da Segunda Campanha pela Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina, que é desenvolvida a partir da aprovação de 20 (vinte) projetos pela referida Cátedra da Unesco, sendo o seminário da UEMG uma das iniciativas contempladas.
Com a realização desse seminário, intenta-se refletir sobre um conjunto de questões que se fazem presentes na implementação da política de ações afirmativas na Universidade do Estado de Minas Gerais, tais como o sentido histórico das políticas; a situação da população negra e indígena – especialmente as juventudes – no estado de Minas Gerais; a realidade vivenciada pelos estudantes ingressantes na universidade por intermédio das políticas de ações afirmativas; os desafios para a incorporação curricular de referências teóricas e epistemológicas na trajetória de formação plural dos sujeitos; o trabalho das comissões de heteroidentificação na implementação das políticas de ações afirmativas; o desafio para a implementação de programas e ações no sentido de assegurar a permanência bem-sucedida de estudantes contemplados pelas políticas de ações afirmativas.
As mesas temáticas que integram a programação do seminário discutirão essas questões conforme programação abaixo (ao final do texto). O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Centro de Comunicação da Faculdade de Educação da UEMG.
Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior
A Iniciativa é uma linha de trabalho que a Cátedra UNESCO "Educação Superior e Povos Indígenas e Afro-descendentes na América Latina" da UNTREF lançou em junho de 2018 em colaboração com universidades e outras instituições de ensino superior (IES) em toda a América Latina.
Na América Latina, os problemas de discriminação não afetam apenas os povos indígenas e afrodescendentes. As universidades e outros tipos de instituições de ensino superior (IES) não escapam a esses problemas, que não só afetam as possibilidades de os membros desses povos acessarem e se formarem nos períodos previstos, mas também a qualidade do ensino. Além disso, em muitos casos, essas práticas racistas e discriminatórias se reproduzem nos processos de formação de professores, naturalizando preconceitos de “senso comum” que se irradiam por todo o sistema educacional.
Tudo isso prejudica não só as pessoas e comunidades desses povos, mas também outros setores socialmente discriminados e, de forma abrangente, cada sociedade como um todo, que se vê privada de seus conhecimentos, linguagens, visões de mundo e contribuições para a solução de grandes problemas ambientais e desafios sociais. Além disso, a persistência do racismo afeta a qualidade da democracia e da paz nessas sociedades.
Com o objetivo de promover e gerar mudanças nos sistemas de Ensino Superior, a cátedra desenvolve campanhas educativas sobre o tema, dirigidas especialmente às IES, bem como a outros atores relevantes, tais como: órgãos e órgãos públicos com competência no Ensino Superior, estudantes e organizações sindicais, jornalistas e outros formadores de opinião. Garantir que as IES desenvolvam programas eficazes de educação da população em geral, e em particular dos seus membros (alunos, professores, funcionários e gestores) contra o racismo e todas as formas de discriminação, e que sejam estabelecidas políticas públicas que favoreçam essas atividades.