Boletim ANPEd | março-abril de 2018
Editorial
Prezadas/os associados/as,
Leia aqui o Boletim ANPEd de março-abril de 2018. Há exatos 40 anos a ANPEd era fundada em reunião no Rio de Janeiro com a presença de representantes de programas de pós-graduação e de entidades diversas. Nessas quatro décadas, a Associação assumiu fortemente seu papel de defesa da pós-graduação e pesquisa em educação. Confira o vídeo especial produzido por nossa equipe de Comunicação:
No momento em que a ANPEd completa 40 anos, reafirma-se a necessidade absoluta de defesa da democracia e da liberdade de expressão, bandeiras igualmente assumidas pela Associação nas últimas quatro décadas. Defendemos de modo intransigente as garantias democráticas, como o direito de defesa e a defesa da vida, elementos constitutivos de uma sociedade democrática. Os acontecimentos recentes no Brasil — o assassinato da vereadora Marielli Franco e Anderson Gomes no contexto de uma intervenção militar no Rio de Janeiro, a prisão afoita do ex-presidente Lula diante de evidentes dúvidas sobre a ausência de trânsito em julgado, a agressão realizada pela política federal aos manifestantes a favor do ex-presidente com uso de bombas de efeito moral e balas de borracha contra uma população de pessoas e crianças completamente desarmados — tornam a defesa da democracia uma emergência nacional e compromisso inadiável dos que acreditam na democracia como condição e vetor da educação. Assim, reafirmar a possibilidade da defesa do princípio constitucional da gestão democrática na escola pública implica compreensão do contexto geral em que a educação está imersa. A violência judicial e policial dirigida a grupos da sociedade civil ou entre cidadãos é a negação da possibilidade de vivermos juntos. Reafirmar o sentido formativo, libertador e solidário da educação, um sentido que buscamos ao fazer pesquisa para avançar na compreensão dos processos e sentidos da formação humana, requer negar veementemente qualquer forma de violência. A ANPEd reafirma enfaticamente que quando a democracia corre risco a educação corre risco!
A ANPEd nestes 40 anos se fez pelo caráter coletivo, mas sem negar a importância de trajetórias pessoais. É neste sentido que este Boletim traz dois textos em homenagens a anpedianas que nos deixaram nas últimas semanas. Através de sensíveis depoimentos de colegas, ganha vida o trabalho de Ana Beatriz Cerisara, referência na educação infantil e artesã que via nos bordados uma forma de celebrar passado e presente - confira também álbum de bordados de Anabea, como era carinhosamente conhecida. O segundo texto relembra a importância de Maria Julieta Calazans para a fundação da ANPEd e para a própria expansão da pós-graduação no país. Os 40 anos da ANPEd também são tema da seção "Expressões", da gestão Resistência Criativa à frente da Associação no biênio 2017-2019.
A Associação convida seus associados/as/es e programas filiados ao FORPREd para acompanharem e se envolverem com as cinco reuniões científicas regionais que ocorrem este ano em todo país: Sudeste (15 a 18 de julho), Sul (23 a 26 de julho), Centro-Oeste (15 a 18 de outubro), Norte (24 a 26 de outubro) e Nordeste (19 a 22 de novembro) - atenção para os prazos de submissão e escrições de cada encontro. Mais informações podem ser obtidas nos sites específicos de cada reunião, com acesso disponível na primeira página do portal da ANPEd. Neste Boletim você confere uma entrevista com uma das organizadoras da ANPEd Sudeste 2018, Mara Regina Jacomeli, com destaque do encontro que acontecerá na UNICAMP. Ser associado/a/es é um dos requisitos para submeter trabalhos às regionais - mais informações aqui. Mas além disso, por que se associar à ANPEd? Confira o vídeo abaixo para obter tal resposta.
No momento em que é eleita o novo coordenador de área na CAPES para o quadriênio 2018-2022, o professor Robert Verhine (UFBA), a ANPEd disponibiliza vídeos com a íntegra de seminário promovido pela Associação e pelo FORPREd em abril de 2017 em Fortaleza/CE. O seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para qualidade na área de Educação no novo milênio" trouxe levantamentos de pesquisa, críticas e sugestões das coordenações de PPGEds, relatos de experiências destas e de convidados internacionais e debates em profundidade entre os presentes, incluindo a diretora de Avaliação da CAPES e do representante de área na agência à época.
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*A capa deste boletim traz imagem produzida pela ilustradora e jornalista Rebeca Letieri, a partir de referência visual disponível neste link.
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