Chamada para publicação de artigos da Revista Contemporânea de Educação da Faculdade de Educação da UFRJ

Educação Infantil: 20 anos de primeira etapa da Educação Básica

A Educação Infantil, ao longo destes vinte anos pós LDB, tem se consolidado como a primeira etapa da Educação Básica tanto no âmbito das políticas públicas, quanto no campo das pesquisas educacionais. Observa-se uma expansão significativa de matriculas, de documentos, orientações e resoluções, programas e projetos do Ministério da Educação e dos municípios voltados para a Educação Infantil. No que concerne à matrícula, por exemplo, em 1995, apenas 7,6% da população de 0 a 3 anos de idade frequentavam creche e 43,5% das crianças, com idade entre 4 e 6 anos, pré-escolas. Em 2015, a cobertura passou a 25% das crianças de 0 a 3 anos frequentando creches e 89%, das de 4 e 5 anos, pré-escolas. A ampliação da obrigatoriedade escolar para quatro anos de idade, em 2016, tem sido também um desafio para a primeira etapa da Educação Básica.  Muitas indagações o momento atual suscita: como a Educação Infantil tem se inserido nas políticas para a infância? E nas políticas educacionais? Como a expansão de matrículas tem se dado? Como os municípios estão se organizando para garantir uma oferta educacional de qualidade para as crianças de 0 a 5 anos? O que seria qualidade educacional nesta primeira etapa da Educação Básica? Como têm sido construídas as especificidades do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas? Que documentos, programas e projetos têm se destacado?

Quanto à produção acadêmica, numa breve consulta online à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações observa-se que, entre 1975 e 1995, usando a palavra–chave creche, foram encontrados oito trabalhos entre teses e dissertações e com a palavra pré-escolar, encontrou-se doze. Já no período de 1995 a 2015, com a palavra-chave Educação Infantil esta biblioteca apresenta 485 trabalhos. Este aumento vertiginoso de pesquisas no campo da Educação Infantil traz também indagações: como as diferentes áreas do conhecimento têm contribuído para as pesquisas nos campos da infância e da Educação Infantil? Que temas têm sido abordados nas pesquisas acadêmicas da área educacional? Que questões têm tensionado o campo da Educação Infantil? Como tem sido pensada a formação de professores? O que tem sido discutido sobre currículo, avaliação, jornada de trabalho e práticas pedagógicas em creches e pré-escolas?

Este dossiê intenta abordar questões que vão das políticas educacionais às práticas pedagógicas em creches e pré-escolas. Para compor este dossiê serão selecionados artigos que possam responder algumas das perguntas levantadas e contribuir para divulgar e ampliar conhecimentos do campo da Educação infantil nestes vinte anos pós LDB.

A  submissão de artigos sobre a temática  estará aberta até 1 de agosto de 2016. Serão avaliados somente os artigos que estiveram de acordo com o escopo e as normas de submissão da revista

Mais informações: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/announcement/view/15