O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo divulga processo seletivo para vagas de pós-doutorado no Programa Institucional de Pesquisa “Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: Direito Humanos, Violência e Confiança Institucional”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID-FAPESP). As vagas estarão abertas para pesquisadores nacionais e estrangeiros e as bolsas terão duração de, no mínimo, um ano, com possibilidade de renovação e início previsto para maio de 2019. Poderão ser aprovadas até oito propostas, de acordo com as necessidades do Núcleo.
O objetivo do programa de pesquisa é analisar como a legitimidade de instituições fundamentais para a democracia é construída ou comprometida, explorando os contatos entre os cidadãos e os funcionários públicos de serviços em áreas representativas na cidade de São Paulo.
Espera-se que os bolsistas de pós-doutorado (PD) conduzam pesquisa teórica e empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a organização de seminários, elaboração de papers, supervisão de alunos da graduação, a disseminação dos resultados da pesquisa e cooperação com os projetos educacionais.
Abaixo a lista dos eixos temáticos para as propostas:
Eixo 1: Legitimidade, violência, punição e democracia
- 1.1. Legitimidade na perspectiva dos cidadãos
- 1.2. Relações de autoridade nas organizações policiais e no judiciário
- 1.3. Socialização legal de adolescentes
- 1.4. Cidades, crime organizado e prisões
Eixo 2: Estudos metodológicos direcionados a pesquisas sobre legitimidade, juventude, violência e cidades
- 2.1. Estudos longitudinais
- 2.2. Pesquisa a partir de Big Data
- 2.3. Opinião pública, discursos e representações sociais
Eixo 3: Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE)
Prazo para inscrição: 18 de março de 2019.
Para mais informações sobre os temas específicos da pesquisa e os requisitos para a inscrição, acesse o edital: