APRESENTAÇÃO
O evento tem por finalidade ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação básica e da educação superior e pesquisadores da área da educação e afins sobre a necessária indissociabilidade entre educação e democracia e os enfrentamentos necessários para que a educação se constitua, efetivamente, em um direito público e subjetivo de todo cidadão.
EIXOS TEMÁTICOS
Educação e trabalho: Transformações do mundo do trabalho. Educação não formal e informal em diferentes formas e contextos. Educação popular e movimentos sociais. Educação de jovens e adultos. Educação permanente e trabalho. Educação integral e escola. Trabalho e formação profissional. Educação social e políticas sociais. Educação ao longo da vida.
Educação e cidadania: Educação e emancipação humana. Direitos sociais e direitos humanos. Democracia direta e democracia representativa. Políticas públicas e processos participativos. Políticas sociais e práticas conselhistas. Movimentos sociais e diversidade. Redes sociais e ativismo político.
Estado e políticas educacionais: Estado e a produção das políticas sociais. Política educacional e projetos de sociedade. Modelos de desenvolvimento e políticas educacionais. Atuação de organismos internacionais e reformas da educação na atualidade. Regulação do Estado e avaliação da educação. Direito à educação e condições de acesso e permanência. Financiamento e programas educacionais. Relações público-privado na oferta da educação.
Filosofia e Educação: Fundamentos éticos da Educação. A dimensão estética da Educação. Linguagem e Educação. Processos filosófico-formativos. Filosofia como vertente humanizadora.
Formação e trabalho docente: Formação inicial e continuada de professores. Políticas de formação e profissionalização de professores. Iniciação à docência. Identidade docente. Trabalho docente.
Processos educativos: Estudos de diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de educação com ênfase nos processos educativos. Processos de ensino e de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. Currículo e práticas pedagógicas. Relação teoria e prática educativa.
PÚBLICO ALVO
Professores e pesquisadores da educação básica e do ensino superior, alunos e egressos do PPGEd da Unoesc e de outros programas de pós-graduação do país, docentes e estudantes da graduação, comunidade externa e demais interessados no tema.
DATAS IMPORTANTES
05/03 a 10/09 – Inscrições.
26/03 a 16/07 – Submissão de trabalhos.
07/08 – Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação no evento.