IV CNFP e XIV CEPFE
A submissão de Trabalho Completo será realizada exclusivamente via site do Congresso no período de 17/04/2018 a 04/06/2018
O IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP integrado ao XIV Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores - CEPFE, promovido pela Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, será realizado no período de 24 a 26 de setembro de 2018 no Hotel Majestic, Águas de Lindóia - SP, tendo como tema central "Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente". O Congresso pretende reunir docentes e pesquisadores de ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, da área de formação de professores e políticas educacionais, bem como professores da educação básica.
Em sentidos múltiplos tradição e inovação, condensam um desafio presente no “que fazer” da formação de professores e nos embates da atual situação política e educacional brasileiras. Diante desta constatação, se indaga acerca do que é preciso conservar, cultivar e preservar? Em que se pode ou se deve inovar, criar, inventar? Tais questões acompanham desde há muito a formação de professores. A intensidade ou urgência atual de constituir caminhos e respostas é maior hoje ou estamos reeditando desafios já vividos? Para alguns mais céticos talvez não haja muito a continuar. Para outros, talvez, não se consiga criar novos modos de formação.
Estas questões importam para nos advertir sobre a necessidade de saber da história, que em muitos sentidos pode nos ajudar a conceber o espaço dos possíveis na construção de vias político-educacionais. Num cenário de tal ordem é que cabe interrogar acerca das possibilidades de inovar e preservar. Por um lado, dimensões do progresso tecnológico e de sua pervasividade na vida cotidiana atualmente exigem alterações e inovações nos padrões de formação e de ensinar. Tema do Congresso e da Conferência de Abertura - Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente. Por outro, sabe-se que alguns modos e regras de ação revelam-se frutíferos nos processos de formação docente, associem-se eles diretamente à transmissão de conhecimentos de disciplinas consagradas ou à críticas/problematizações férteis das relações entre cognição e performance.