II COLÓQUIO LECTURI: o estudo da linguagem em Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov
A proposta do II Colóquio Lecturi: o estudo da linguagem em Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov é resultado de ações extensionistas e de estudos desenvolvidos e compartilhados em 2017, com os grupos de pesquisa O Ensino da Leitura e da Escrita como Processos Dialógicos – GLEPDIAL, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação – PROLEAO, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Campus de Marília – SP , e com o grupo de pesquisa Lecturi, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia-MG. O colóquio visa consolidar a colaboração entre os grupos e estabelecer novas parcerias, dentre elas, com o Grupo de Estudos Interacionismo Sócio-Discursivo em Educação – GEISE, da Universidad Nacional de Rio Negro - UNRN, coordenado pela professora Dora María Del Carmen Riestra. Nessa perspectiva, o II Colóquio Lecturi configura-se um espaço profícuo para (re) pensar as concepções de linguagem e suas implicações para o ensino da língua materna.
OBJETIVO GERAL
Ampliar o debate e a reflexão sobre o conceito de linguagem na perspectiva de Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov e analisar suas contribuições para o ensino da língua materna a partir de múltiplos lugares na educação de crianças, jovens e adultos nos espaços escolares e não escolares.