
II COLMEIA – Colóquio de Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local

O II COLMEIA tem a proposta de ampliar o diálogo interdisciplinar sobre a Intervenção Social entre pesquisadores, estudantes e demais interessados das diversas áreas do conhecimento.
Processos de intervenção na sociedade estão ligados aos diferentes atores sociais, destacando-se a prática associada às diferentes áreas do conhecimento. Assim, o Serviço Social abrange a intervenção social, a Psicologia Social pratica a intervenção psicossocial, nome que também é utilizado na área da Saúde e da Saúde Mental. A Educação pratica intervenções educativas, as ciências clínicas desenvolvem intervenções clínicas e os saberes do meio ambiente apontam para a importância das intervenções socioambientais, em busca da sustentabilidade da vida em sociedade. Assim, uma primeira característica da intervenção é justamente a de ser social, e a de estender, na prática, em todas as áreas, a necessidade da interdisciplinaridade.
Processos de intervenção são ações de intervir, deixando aberto o debate sobre o que isto significa: vir entre, vir com, vir sobre... Os sujeitos sociais. De fato, um dos pontos mais importantes da intervenção social é justamente a presença e as disputas de poder que motivam e deslancham ações, os interesses que agregam, os direitos que protegem ou deixam enfraquecidos.
Uma intervenção social ligada à proposta de gestão social precisa construir seus princípios, visão ético-política, saberes inter ou transdisciplinares, metodologias de ação e de avaliação, visando à transformação da vida em sociedade. Precisa desenvolver –se como atividade científica junto às demais formas de trabalho e conhecimento humano, contribuindo para a defesa dos direitos humanos, da emancipação de todas as formas de opressão, para a autonomia e a autogestão societária. A mesma reflexão poderia ser feita para o campo da educação, com suas intervenções voltadas para o desenvolvimento integral do ser humano.