I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino
APRESENTAÇÃO
A realização do I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino se assenta na razão da sempre atual necessidade de discussão sobre a formação dos professores e sobre as práticas de ensino. As configurações contemporâneas que implicam a educação escolar trazem à formação do professor e às práticas de ensino a urgência de que sejam problematizadas, desnaturalizadas e reinventadas. No contexto dos questionamentos, das regulações e controles, dos desafios postos à educação e aos processos formativos (discentes e docentes), das ressignificações sobre escolarização, educação, aprendizagem e ensino é que se organiza o Seminário. Teremos 4 eixos norteadores para as atividades do Seminário: (1) teoria e prática educativa; (2) formação inicial e continuada de professores; (3) currículo e processos de ensino e de aprendizagem e; (4) experiências escolares.
Voltado a pesquisadores, discentes de pós-graduação em Educação e áreas afins, professores atuantes em distintos níveis de ensino, estudantes de cursos de licenciatura e demais interessados nas temáticas, o Seminário constitui-se em espaço profícuo à produção, diálogo e socialização de conhecimentos.
Esperamos que o evento proporcione o fortalecimento das relações entre a educação básica e a educação superior, o enriquecimento teórico, a troca de experiências entre os profissionais da educação, a divulgação e socialização de conhecimentos já construídos e a qualificação dessas produções. Ao propor este Seminário dá-se um importante passo na direção da ampliação dos diálogos com a problemática da formação, oportunizando o estreitamento das relações entre docentes e alunos das licenciaturas, egressos dos cursos de licenciaturas, pesquisadores vinculados ao stricto sensu, discentes de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, professores das escolas de educação básica, alunos do Curso de Magistério em municípios localizados nas proximidades da UNOESC. Da possibilidade de um trabalho cooperativo e colaborativo emerge o enriquecimento e a ampliação do alcance e das reflexões sobre o tema, suscitando novas formas de pensar.
OBJETIVO GERAL
Favorecer o debate e os estudos sobre a formação docente e as práticas de ensino tendo em vista as experiências de âmbito nacional, regional e local.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Divulgar a produção científica acerca da formação docente e das práticas de ensino realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação;
- Dar visibilidade a práticas de ensino desenvolvidas em escolas;
- Ampliar as parcerias entre pesquisadores, instituições e programas de pós-graduação em educação que se voltam a estudos sobre a formação de profissionais da educação e suas práticas;
- Constituir um espaço de interlocução entre universidades, profissionais que atuam no ensino superior, pós-graduação, escolas de educação básica, cursos de formação de professores em diferentes níveis e espaços de formação.
PÚBLICO-ALVO
- Pesquisadores: Pesquisadores da área de educação.
- Segmentos sociais – estudantes: Estudantes de cursos de formação de professores; estudantes de cursos de pós-graduação em educação e áreas afins.
- Segmentos sociais – professores: Professores da Educação Básica e Superior.
- Outros interessados, de diferentes áreas, na temática foco do evento.